O palco está montado, os livros organizados e o som ajustado. Todos os detalhes estão ‘checados’ para a 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires que inicia hoje e segue até domingo, 4, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.

Uma extensa PROGRAMAÇÃO deve reunir escritores e artistas ao longo dos quatro dias de evento. A abertura oficial ocorre na noite de hoje, a partir das 19h, com premiação do 8ª Concurso Literário e apresentação do pocket musical ‘TãnTãngo – Duo Hique Gomez e Dunia Elias’.

Além disso, antes mesmo da abertura oficial, haverá PROGRAMAÇÃO para os visitantes a partir das 8h30min quando corre a reabertura dos espaços institucionais e livrarias. Ao longo do primeiro dia, peças teatrais e encontro com escritores devem marcar a PROGRAMAÇÃO.

Neste ano, o maior evento de literatura do município trabalha com a temática ‘Pensar criticamente, leitura e transformação, educação para a cidadania’, com o slogan que ganhou o 1º lugar no concurso do slogan: ‘Conhecimento e leitura: caminho para cidadania’ da autora Janaína Vitória Gollmann, do 9º ano do Colégio Oliveira.

O patrono da Feira, Tabajara Ruas, deve trazer a integração da arquitetura, cinema e literatura no sábado à tarde, 16h, quando ocorre o encontro com o homenageado desta edição. Em entrevista, Ruas falou o que deve trazer à Feira: “Vou trazer a vontade de corresponder à homenagem que me ofereceram. E um livro novo, intitulado ‘Você sabe de onde eu venho’, que trata da participação do Brasil na II Guerra Mundial.”

Conforme a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araujo, a cada nova edição da Feira do Livro é um novo desafio: “Manter e até mesmo superar as expectativas de público e de atividades”.O objetivo, de acordo com ela, é promover um ambiente de incentivo à leitura através da diversidade apresentada tanto na PROGRAMAÇÃO cultural, “quanto na estrutura que está sendo montada e nas atividades realizadas pelos realizadores, apoiadores e expositores”, destaca.

A busca pelo algo novo a cada ano é constante, segundo Diane, a intenção é promover juntamente com a leitura e os escritores as várias artes: música, teatro, artes visuais.

Somos gratos e felizes por agregar cada vez mais parceiros que enriquecem a PROGRAMAÇÃO, trazendo atividades que contribuem para o acesso à informação, incentivo à leitura, formação de público e valorização da cultura

Diane Lacerda Araujo, gerente do Sesc

O que tem na Feira?-Onze livreiros -Ambientes de Estar-Ervateiras -Wifi-Café/Chopp-Palco Principal-Atrações para toda a família-Atividades paralelas-VI Mostra Municipal de Trabalhos

 

PROGRAMAÇÃO PARA HOJE:Animação Cultural com os personagens: Ana Letra e Capitão EscritaPúblico alvo: Alunos da educação infantil e fundamental até 5º ano e público em geral

MANHã8h30min – Reabertura dos Espaços Institucionais e livrarias9h – Espetáculo Teatral ‘A Família Sujo’, do grupo ‘Cuidado Que Mancha’10h – Encontro com o escritor Gustavo Finkler

TARDE13h30min – Encontro com o escritor Gustavo Finkler14h15min – Encontro com a escritora Marina Colasante15h15min – 2ª Sessão do Espetáculo Teatral ‘A Família Suja’, do grupo ‘Cuidado Que Mancha’ (com tradução em libras)16h – Contação de histórias – Turminha 4Rs com a Sustenplast

Os espaços de exposições, livrarias permanecerão abertos para visitação do público em geral.

NOITE19h – Abertura oficial19h30min – Premiação do Concurso Literário 20h – Apresentação Musical pocket ‘Tãn Tangos’ – ‘Duo Hique Gomez e Dúnia Elias’ 20h – Café Literário: bate-papo com escritores e professores dos Vales do Rio Pardo e Taquari – Transmissão ao vivo pela rádio Venâncio Aires (atividade paralela no Espaço Café Cultural do Grupo RVA).

*Confira a PROGRAMAÇÃO completa na Revista da Feira encartada nesta edição