O ano letivo recém chegou ao fim, mas o rumo da educação e novas propostas não são deixados de lado. Em função do número baixo de alunos de algumas escolas da região – de até 50 o total ou menos de 16 por turma – a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) tem planejado desativar alguns educandários. Diferente de Santa Cruz do Sul que terá colégios desativados, em relação a Venâncio Aires, a 6ª CRE está em processo de análise da situação de cada um deles e ainda não decidiu de que forma proceder.
O coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura ressalta que existe a possibilidade de escolas da Capital Nacional do Chimarrão serem desativadas, mas ainda é cedo para dizer quais poderiam ser elas. “Nós estamos em processo de reunião. Já tivemos algumas reuniões com as direções e alguns membros da comunidade, porém, não há ainda alguma definição”, complementa.
Moura ressalta que se planeja uma desativação, o que não significa que algumas escolas irão fechar para sempre. “Ou seja, podem voltar a funcionar a qualquer momento dependendo do número de alunos. A escola não se distingue, apenas é desativada pelo baixo número de alunos”, comenta.
O coordenador ressalta, ainda, que a análise feita no momento é fundamental, principalmente porque é preciso verificar se o aluno tem transporte, quais as intenções do próprio município, entre outros aspectos.