A Capital do Chimarrão à terra de Bento Gonçalves da Silva, Triunfo, 15ª Região Tradicionalista (15ª RT), cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate iniciaram, na manhã de ontem, a 35ª Cavalgada na busca da Chama Crioula. A solenidade ocorre no sábado, 13, com o acendimento e distribuição de centelhas às 30 Regiões e para outros estados. Entidades traidicionaolistas venâncio-airenses se unem no ato. Amanhã, o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo também inicia o percurso.
Nesta sexta-feira, 12, ocorre a geração da Chama, na Ilha do Fanfa, com a presença do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, patrono estadual Zeno Dias Chaves, prendas e peões estaduais e autoridades. Após, em cavalgada, a Chama será conduzida ao Parque Camboatá, local do acampamento das Regiões Tradicionalistas, naquele município, e onde será realizada a solenidade, no sábado, 13, a partir das 9h30min.
CavalarianosO grupo venâncio-airense, vai percorrer cerca de 100 quilômetros a cavalo, com pouso em locais pré-agendados. O retorno se inicia, ainda no sábado, à tarde, com chegada dia 17, na sede da entidade, no Parque Municipal do Chimarrão. à frente dos cavalarianos, os coordenadores Sandro Immig, Arlei dos Santos e Fernando Ferreira, apadrinhados pelo integrante da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), Ademar Biguelini, que realiza sua 34ª Cavalgada, representando o Erva-Mate.
Coordenadoria da 24ªRT acompanha a solenidade
Coordenador da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Dalmo Inácio Mayer e o capataz de cavalgadas da Região, Davi Musskopff, participam da solenidade de geração da Chama, nesta sexta-feira e recebem a centelha oficial, no sábado, repassando às entidades integrantes da 24ª RT, presentes no ato. Ainda, no sábado, uma comitiva do Vale do Taquari e de Venâncio Aires se deslocam a Triunfo para acompanhar o acendimento. Jovens tradicionalistas acompanham a delegação e participam do Tchêncontro da Juventude Gaúcha que integra as programações. Em data a ser agendada, a centelha será entregue ao prefeito Airton Artus, por conta das demais cavalgadas do município que ocorrem durante o mês de agosto a Triunfo. A abertura oficial da Semana Farroupilha, na Capital do Chimarrão, será no dia 13 de setembro, no Parque do Chimarrão.
Temática e patronosCom os candeeiros acesos, iniciam-se os festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul que neste ano tem como tema ‘A república das carretas’. Venâncio Aires também já tem seus patronos. Os tradicionalistas João Moacir Laufer Ferreira (CTG Erva-Mate) e Edelmon Gomes Oliveira (Piquete Parceria Campeira), indicados pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), coordenadora do evento, no município, com apoio da Administração Municipal.
Sexta-feira, 1210h – Geração da Chama Crioula na Ilha do Fanfa – Porto Pedreira11h – Cavalgada do Porto Pedreira até a Praça Bento Gonçalves14h – Apresentação das Escolas na Praça Bento Gonçalves15h – Mateada na Praça Bento Gonçalves15h –Ato de homenagem no monumento Cruz das Almas15h30min -Recepção à Centelha da Chama Crioula na Praça Bento Gonçalves17h – Cavalgada conduzindo a Centelha da Chama Crioula para o Parque Camboatá18h30 – Apresentações Artísticas de Invernadas – Parque Camboatá20h – Jantar – Parque Camboatá20h30 – Show Os Tiarajus21h – Show Nativista comShana Müller– Parque Camboatá
Sábado, 13 – Parque Camboatá7h – Recepção e credenciamento.8h30min –Abertura da Feira de Artesanato e Exposição de Orquídeas.9h – Abertura oficial da distribuição da Chama Crioula 2016 e abertura oficial do Tchencontro da Juventude Tradicionalista9h30min – Ato solene de distribuição da Chama 2016.12h – Livre para almoço.13h30min – Visitação ao Centro Histórico de Triunfo.16h – Palestra com Manoelito Carlos Savaris.22h – Fandango com Os Serranos.