Dote, ombros da noiva cobertos pelo véu e testemunhas palestinas. Parece um casamento ‘de outro mundo’, mas não. A comemoração da união de Saher Nael Khaled Abdallha Abdel Hamid Mahmud e Cláudia Toillier Eugenio seguiu costumes da celebração palestina – origem da família paterna do noivo, e foi realizada no interior de Venâncio Aires.
No dia 24 de março, eles oficializaram a união no casamento civil e, no dia seguinte, 25, celebraram o casamento seguindo as tradições árabes. A data, de acordo com os noivos, foi escolhida a dedo, por vários motivos. “Dez anos de namoro e seu Khaled, avó do Saher, faria aniversário neste mês”, disse Cláudia.
Apesar disso, os processos burocráticos do casamento iniciaram cerca de 30 dias antes da cerimônia. “No dia que decidimos casar na cultura, tivemos que enviar nossos documentos ao Consulado da Palestina avisando sobre o casamento”, conta Saher.
Seguindo os princípios do casamento islâmico, a noiva recebeu o dote – que é uma garantia para ela se, por ventura, o casamento for desfeito. “O que não é o nosso caso”, brincou o noivo. O dote é dado pelo homem, pois no Islamismo, é ele o mantenedor e sustento da família. A celebração do casamento, que ocorreu no interior de Venâncio Aires, foi realizada por um Sher – que tem as mesmas funções de um pastor.
Além disso, a cerimônia foi realizada ao entardecer, a fim de contemplar os convidados árabes da festa. “Logo após o término da cerimônia, servimos os convidados árabes primeiro em respeito ao Ramadã. Minha avó Ribhia preparou toda a comida, entre elas makluba, pão sírio, charuto, pasta de grão-de-bico e carne de ovelha”, disse. Em respeito à cultura, durante a cerimônia a noiva cobriu os ombros com o véu e também, como prega a tradição, o casamento teve duas testemunhas muçulmanas.
Para Saher, a importância de manter o legado palestino mesmo nascendo e morando no Brasil é seguir os passos do avô Khaled, que em 1959 veio a Venâncio Aires, para deixar o legado de honestidade.
“Fomos muito felizes em nossa escolha. Conseguimos realizar um sonho e respeitar todos os momentos de forma muito natural.”
SAHER NAEL KHALED ABDALHA ABDEL HAMID MAHMUD
Noivo