Depois de percorrer aproximadamente 300 quilômetros à pata de cavalo, a centelha da Chama Crioula chegou a Venâncio Aires no último fim de semana. Ela havia sindo distribuída em Canguçu, no dia 13 de agosto. Na sexta-feira, 19, os cavaleiros da 24ª Região Tradicionalista (RT) foram recepcionados no Parque do Chimarrão. Eles foram liderados pelo diretor do Departamento de Cavalgadas da Região, Davi Musskopff.
No sábado, 20, os cavaleiros dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Chaleira Preta e Lenço Branco – que também integravam a comitiva do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão -, chegaram à Capital do Chimarrão. Na propriedade de Nei Moraes, em Linha Estrela, interior de Venâncio Aires, o Lenço Branco acendeu uma centelha da Chama Crioula do Chaleira Preta, que veio de Canguçu. Também no sábado, a comitiva do CTG Erva Mate foi recepcionada na sede da entidade, no Parque do Chimarrão, com música e confraternização. A Chama foi entregue à patroa do CTG, Estela Ferreira.
Já no domingo, 21, o CTG Lenço Branco repassou uma centelha da Chama Crioula ao Piquete Sinuelo do Pago, de Taquari Mirim. Assim, Venâncio Aires vai se preparando para dar início aos Festejos Farroupilhas, que ocorrem de 3 a 20 de setembro.