O ano de 2024 está sendo marcado, em Venâncio Aires, por uma série de atividades relacionadas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. A culminância da programação será na manhã de 10 de novembro, com um desfile temático da cultura germânica pela rua Osvaldo Aranha. O objetivo, conforme o secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, é realizar um evento nos moldes dos desfiles da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, com bandas e carros alegóricos.
Além da participação dos grupos folclóricos de danças alemãs Die Schwalben, Grüner Jäger Volkstanzgruppe e Frey und Froh, a ideia é que entidades e associações dos distritos de Venâncio também levem para a rua principal uma amostra da cultura e do trabalho realizado no interior do município.
“Temos distritos que já têm uma tradição em realizar e participar de desfiles, como Centro Linha Brasil, Marechal Floriano e as comunidades do Vale do Sampaio. Eles poderão abrilhantar este momento”, observa Kroth. Após o desfile, deve ser realizado um almoço no Pavilhão São Sebastião Mártir.
Programação
A programação dos 200 anos da colonização alemã começou em 13 de abril, com exposição no Museu de Venâncio Aires e 6º Festival de Danças Alemãs do grupo Frey und Froh, na sede da Comunidade São Francisco Xavier. No dia 6 de julho, ocorreu o baile de escolha da Garota Teuto-brasileira e, para os dias 26, 27 e 28 deste mês, está agendada a 45ª Festa Municipal do Colono, em Vila Teresinha.
Em 15 de setembro, ocorre o festival do Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Linha Marechal Floriano, e em 17 de novembro, o evento em comemoração aos 40 anos do Die Schwalben, em Linha 17 de junho.
Comissão organizadora
- A comissão organizadora da programação é formada pela Secretaria Municipal de Cultura, grupos folclóricos de danças alemãs Die Schwalben, Grüner Jäger Volkstanzgruppe e Frey und Froh Esportes, e o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva).