O Museu de Venâncio Aires cadastrou, recentemente, um novo projeto para ser beneficiado com a Lei Rouanet. Esse é o terceiro e todos são com o mesmo objetivo: conseguir recursos para manter a casa de cultura aberta. Mesmo que esteja em funcionamento em um ponto movimentado do município, talvez muitas pessoas não tenham conhecimento da importância da estrutura e toda a história guardada dentro do prédio para comunidade local, regional e, inclusive, em âmbito nacional.
O projeto encaminhado ao Ministério da Cultura é de R$ 309 mil e visa a continuação da catalogação das peças da Casa de Cultura, desta vez, da hemeroteca de jornais e revistas. O que, conforme a agente administrativa Andrea Boufleur, poderia ser a etapa final da catalogação, se não houvesse toda a parte da biblioteca para ser feita. A previsão, para o futuro, é que seja criado um projeto para a organização desse espaço, que está fechado para pesquisa. A ideia é que este espaço possa ser aberto e servir como pesquisa para os interessados. “A abertura desse espaço exige uma bibliotecária”, salienta.
Se aprovado, poderá receber contribuições a partir do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, de 6% e 4%, respectivamente. O tesoureiro do Museu Flávio Seibt afirma que o dinheiro dos aluguéis das salas comerciais no térreo do prédio não são suficientes para manter as despesas. “É importante que a comunidade se prepare e saiba o quanto a destinação desses recursos é relevante”, menciona.
A previsão é de que a aprovação do projeto seja divulgada até novembro. “Caso aconteça de o projeto não ser aprovado, inviabiliza o funcionamento do Museu”, antecipa o tesoureiro. Seibt explica que até o fim deste ano, as empresas podem destinar 4% para o Museu. “Eles podem informar a instituição que querem contribuir”, explica.
RELEMBRE
- O primeiro projeto encaminhado para a Lei Rounaet, em 2012, foi para a catalogação das peças. O projeto foi prorrogado até 2015;
- O segundo projeto foi cadastrado em 2015 e encerra no dia 31 de dezembro de 2019. Esses recursos são utilizados para a revitalização do Museu;
- O terceiro projeto de 2020 é para a hemeroteca de jornais e revistas.
Museu aberto à comunidade
Uma noite no Museu – O Museu estará aberto na noite desta quinta-feira, 3, das 19h às 21h, para visitação da comunidade. A atividade integra a proposta de abrir, nas primeiras terças e quintas-feiras do mês, buscando possibilitar um horário diferenciado principalmente para aqueles que trabalham de dia, bem como, para escolas com turno da noite.
Nos domingos – O Museu também abre no 1° e 3° domingo do mês, das 15h às 18h.
LEIA MAIS: Museu quer promover exposições itinerantes e permanentes em escolas de Venâncio