“O piano representa uma grande forma de expressão”, destaca músico

-

Com cerca de 13 anos, Gustavo Schwingel Ferreira, 16 anos, deu início a uma trajetória junto à música, mais especificamente, com o piano. “Meu interesse surgiu no momento em que vi uma peça de piano e tive um certo contato com o instrumento. Fiquei muito interessado e passei a fazer aulas”, recorda. O jovem relata que fez aulas durante aproximadamente dois meses e precisou parar. “Então meus pais compraram um teclado para eu poder tocar em casa”, complementa.

O jovem, que é estudante do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires, conta que sempre gostou de música clássica e, por isso, costuma dedicar seu tempo para estudá-la. “Fiz parte de um coral, onde eu tocava para acompanhar. Depois disso, comecei a tocar na Orquestra da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires (Oceva) e, então, consegui fazer aulas de piano novamente”, compartilha. O jovem integra o grupo há cerca de três anos. Além disso, há aproximadamente dois anos também faz parte da Orquestra de Venâncio Aires (OVA).

Filho de Anderson da Costa Ferreira e Solange Inês Schwingel Ferreira, o jovem relata que para conciliar a prática do instrumento e os estudos da escola aposta na organização do tempo. “Confesso ter um pouco de dificuldade em fazer isso, mas sempre deixo os estudos em primeiro lugar”, comenta. Além do piano, Gustavo toca o básico de flauta e de saxofone e está dando os primeiros passos no aprendizado sobre o violão.


“Eu amo a música. Ela sempre esteve comigo nos momentos mais difíceis e nos momentos mais alegres. Acredito que é uma grande ferramenta de escape e, também, uma grande forma de localizar teus sentimentos.”

GUSTAVO SCHWINGEL FERREIRA – Estudante e músico


O FUTURO

Em relação ao futuro, o jovem diz que pretende estudar piano, composição, cinema ou alguma outra modalidade de arte. Ele ainda destaca que a música sempre esteve presente em sua vida. “O piano representa uma grande forma de expressão e de trazer vida aos lugares. Sempre tem algo que você não consegue expressar com palavras. Então, o piano me ajuda muito nisso”, explica. Gustavo ainda acrescenta que, nesse sentido, tem um projeto em andamentos no IFSul chamado ‘A composição musical como forma de valorização da vida’.

A dedicação para estudar música acontece diariamente. Segundo ele, destina algumas horas do dia para ensaiar. “Tudo varia de acordo com as aulas e outras tarefas. Nas orquestras tem dias específicos, mas eu ensaio todos os dias”, observa.

MOMENTOS MARCANTES 

• Tributo ao Elvis Presley, realizado em 2018. Essa foi a primeira apresentação do Gustavo junto da Orquestra de Venâncio Aires. Ele também cita o tributo ao Queen, apresentado pelo grupo no ano passado, como um momento especial.

• Na Orquestra da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires um momento marcante foi a primeira participação do jovem no Cine Show.

• Outras apresentações importantes para o estudante foram o segundo recital que ele participou, em especial, porque a música tinha um grau maior de dificuldade que o primeiro; o primeiro ‘Culturando’ realizado pelo IFSul e; uma apresentação junto do grupo de teatro do instituto em que fez uma música para acompanhar os momentos da peça, cujas apresentações ocorreram na própria instituição e em outras escolas.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido