Semana Farroupilha: ‘Laçando’ a cultura

-

Paixão Côrtes e Bento Gonçalves ainda não são nomes conhecidos para o Lucas. Isso não é exclusividade do menino de 9 anos, afinal, quem, com essa idade, já sabia tudo sobre a vida e obra do homenageado da Semana Farroupilha? Ou sobre a história do líder da revolução que originou as comemorações em torno do 20 de setembro?

Mas o que Lucas Daniel Treib tem certeza é de que “gosta muito” do que conhece sobre tradicionalismo gaúcho. Morador de Linha Bem Feita, ele estuda no 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, de Linha Hansel, interior de Venâncio Aires.

Nesta terça-feira, 17, ele estava entre parte dos 250 alunos que foi ao Parque do Chimarrão, participar das atividades propostas pela Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA). Além da Dom Pedro II, estudantes da Escola Estadual Leontina, do bairro Santa Tecla, também estiveram no Palco Super Lenz.

É neste local que as crianças acompanharam palestras e conheceram atividades como o laço da vaca parada e brinquedos antigos. “Isso é novidade para mim”, reconheceu Lucas. Mesmo ‘novato’ em alguns pontos, ele fez questão de calçar as botas e vestir a bombacha e o cinto, presentes recentes dos pais Adriane e Silvio. O menino conta que faz pouco tempo que viu uma apresentação do Grupo Folclórico Essência da Tradição. “Achei bonito e pedi pro pai e pra mãe pra participar. Daí ganhei a roupa e comecei a dançar Pezinho e Caranguejo [danças tradicionalistas].”

Curioso e interessado, ele quis tentar o laço, com direito à narração de Vilnei Ferreira, narrador de rodeios e um dos voluntários das atividades da ATVA. “Ainda não sou bom no laço, mas na dança sim, com o Maçanico do Banhado”, relata Lucas, citando a composição de Barbosa Lessa, também considerado um dos grandes folcloristas e historiadores gaúchos.

Até as ‘profes’ tentaram laçar a vaca parada, com apoio dos alunos e direito à narração de Vilnei Ferreira (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Participação

O entusiamo de Lucas acerca da cultura gaúcha também é compartilhado por muitos alunos da escola Dom Pedro II. Segundo a vice-diretora, Júlia Ferreira, pela proximidade com o CTG Chaleira Preta, de Linha Bem Feita, alguns estudantes já participam de atividades.

Mas, para aqueles que ainda não vivenciam na prática, Júlia diz que, durante o mês de setembro, a escola também promove palestras, oficinas de danças nas aulas de Educação Física e mateada. “É importante conhecer a cultura, se apropriar e, se gostarem, divulgar. E eventos desse porte no Parque são importantes para despertar o interesse.”

Conforme a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista e uma das organizadoras dos festejos farroupilhas, Luce Carmen Mayer, o objetivo é oportunizar atividades que agreguem àquilo já realizado nas escolas. “Queremos que a criança conheça e vivencie. Porque geralmente são nestes momentos que se desperta o interesse e eles levam isso às famílias.”

A expectativa é que, até quinta-feira, 19, cerca de 700 alunos participem das atividades no Parque do Chimarrão, que contam com o apoio de cerca de 30 voluntários da ATVA.

Programação

Quarta-feira, 18

  • Tradicional Encontro de Escolas, promoção do CTG Lenço Branco. Palco Super Lenz
  • À noite: jantar, promoção CTG Erva-Mate – Palco Super Lenz

Quinta-feira, 18

  • Recepção aos alunos do IFSul – Palco Super Lenz

Sexta-feira, 20

  • Desfile temático – rua Osvaldo Aranha (sentido inverso)
  • Missa Crioula e Costelão, promoção do CTG Chaleira Preta – Palco Super Lenz
  • À tarde: Treino com boi, promoção do Piquete Cavaleiros da Estrada – pista de laço, Parque do Chimarrão

Domingo, 22

  • Lançamento do 3º Premiart, com almoço e pré-estreia da Invernada Pré-Mirim, promoção do CTG Erva-Mate

LEIA MAIS: Semana Farroupilha: alunos vivenciam os costumes da tradição gaúcha



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido