O Festival de Cinema de Gramado que ocorre na serra gaúcha tem a presença do talento da Terra do Chimarrão. O músico venâncio-airense Maicon Herdina assina a trilha sonora do curta gaúcho ‘Espelhos’. O filme dos estudantes do curso de Comunicação Social da Unisc foi selecionado para participar 42º edição do evento que terá premiação hoje, às 21h. Os vencedores dos curtas-metragens gaúchos foram conhecidos no domingo passado.
Herdina participou da produção do Foley e ambiências, que são os sons das vozes, passos, barulhos dos lugares, rua, quarto, tudo que corresponda a sonoridade não musical do filme. O músico tem na bagagem profissional passagens por bandas e rádios e atualmente trabalha na UP Produtora, em Santa Cruz do Sul.
Ele adianta que o curta já foi selecionado para VI Festival Cinemundo, que acontecerá de 20 a 22 de agosto no Rio. Para mais este desafio, ele trabalha na finalização do áudio desta competição.
‘Espelhos’ é a prova da capacidade da nossa região, incentivada pela Unisc e parceiros, de formar produção cultural e fomentar talentos locais.
SOBRE O FILME ESPELHOS
Num prédio aleatório de uma metrópole qualquer brasileira, um porteiro de meia idade analisa do seu ponto de vista todos os funcionário e moradores que passam por ele diariamente. Da cabeça fantasiosa do porteiro, embarcamos numa jornada de conhecimento, amor platônico e ódio, num universo que mescla a todo momento realidade e ficção. Da brasilidade das cores, da sensualidade e do sexo emerge uma narrativa com final surpreendente neste curta-metragem de acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), interior do Rio Grande do Sul, e do Coletivo Pé-de-Coelho, também de Santa Cruz do Sul.
SOBRE UNISC
Já apresentado na Mostra Em Cartaz, realizada pelo curso de Comunicação Social da Unisc, Espelhos foi produzido na disciplina de Produção e Direção de Curta Metragem, ministrada pelo professor Jair Giacomini. O professor diz que Espelhos tem um roteiro enxuto e criativo, como é requerido para um curta-metragem. “é também uma produção complexa, pois envolveu muitos atores e locações. Fotografia, arte e trilha muito bem planejadas completam de forma harmoniosa esse filme” elogia Giacomini.
SOBRE O FESTIVAL
Trata-se da maior premiação do cinema brasileiro. Os troféus são divididos em quatro categorias: longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros, curtas-metragens nacionais e curtas-metragens gaúchos. Os vencedores levam um kikito para casa, considerado o Oscar brasileiro.
EM 2014
Pela primeira vez na história, o Festival concederá premiação em dinheiro para quem levar o Kikito para casa. Nesta edição foram projetados 68 filmes, sendo 44 curtas e longas-metragens, nacionais e estrangeiros, dentro da mostra competitiva.Ao todo, serão distribuídos 37 prêmios, entre kikitos e menções especiais.