O início da 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires está próximo. Dentro de uma semana, já na próxima quinta-feira, 28, o município começa a respirar ares da literatura e cultura. Com isso, escritores venâncio-airenses começam uma movimentação de lançamento de livros para que estejam disponíveis no evento, em uma banca dedicada exclusivamente a exposição de livros de escritores da Capital do Chimarrão.
Uma das integrantes e líderes do Coletivo Littera, Rosmeri Menzel, explica que o grupo foi formado por escritores do município com a intenção de unir, mobilizar e se organizar para a Feira do Livro. Junto com ela, lideram o coletivo Telmo Kist e Elaine Yara Uhlmann. “Nem todos os escritores de Venâncio estão neste grupo, não conseguimos juntar todos ainda”, afirma.
Rosmeri destaca que caso algum escritor tenha interesse me participar, pode entrar em contato com ela pelo telefone (51) 99709-5929. “Não somos um grupo fechado. Estamos de braços abertos para receber os escritores que desejam trabalhar pela literatura, cultura e arte venâncio-airense”, completa. Há, também, escritores que integram o grupo e já não possuem mais livros disponíveis para venda. Outros se organizam para os lançamentos de sua sobras, como é o caso de Ana Júlia e Jair Luiz Pereira.
Lançamentos
Ana Júlia Riedel, 15 anos, está na expectativa pelo lançamento de seu livro ‘Caçador de estrelas’, uma obra com 33 poemas. O livro está com lançamento marcado para o sábado, 23, das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h, na Livraria Castelo, localizada na rua Júlio de Castilhos, número 1.111, sala 4, no Centro. Ana é uma das escritoras que terá seu livro exposto na banca de livros de escritores venâncio-airenses.
“O Caçador de estrelas, é um livro que tem uma proposta diferente, pois convida o leitor a desenhar e escrever nos espaços entre os poemas, despertando o poeta que existe dentro dele”, explica. A expectativa de Ana é de que todos os livros sejam vendidos. Cada unidade custará R$ 13. “A partir da realidade pandêmica, o livro terá valores acessíveis, pois não procuro margens de lucro e, sim, incentivar leitores e escritores a contar suas histórias e sentimentos”, observa. Além da venda do livro, no sábado, haverá também ponto de coleta de doações de tampinhas e leite para repasse à ONGs e à Liga Feminina de Combate ao Câncer e valores em dinheiro para a vaquinha de Valentina Padilha.
Outro escritor e professor venâncio-airense que já lançou o livro ‘Devaneios: uma história que não foi contada’, e agora também se prepara para a divulgação do seu novo trabalho, intitulado ‘Gaúcho raiz, o filho da mãe’, é Jair Luiz Pereira, 61 anos. A divulgação, que deve ser feita através de uma live, ainda não tem data prevista, pois o livro está em fase de finalização na gráfica. Porém, Pereira pretende tê-lo disponível para venda na Feira do Livro. “No enredo, busco contar um pouco da história da época da ocupação do território gaúcho que está enraizada na nossa cultura, sob um olhar que foge um pouco do padrão. O destaque fica por conta da garra e do brilhantismo das mulheres”, conta.
Livros de autores venâncio-airenses que estarão disponíveis na banca
• Caçador de estrelas, de Ana Júlia Riedel
• A cura pela poesia, de Elaine Yara Uhlmann
• Poesia simples, de Leandro José de Souza
• Descortinar e A Menina Carolina, de Rosmeri Menzel
• Vendedor não nasce pronto, de Telmo Kist
• O Lado Extraordinário da Falta, O Lado Extraordinário de se Perder, The Extraordinary Side of Absence e The Extraordinary Sidej of Being Lost, de Ana Hantt & Josie Baron
• Zinka e Planeta Fantástico, de Clarice Dörr
• Doses homeopáticas de otimismo, de José Valmor Borgmann
• Devaneios e Gaúcho raiz, o filho da mãe, de Jair Pereira
• Rosas do Brasil, O gaudério Macunaíma e a pititinga macia de Brunilde, O rio de Heráclito, O artista quando velho, As quatro cartas, Gumercindo Nunes e o mouro, A carta paralela, Os ratos e A peste, Caetano e a filosofia, de Sérgio Schaefer
• Mulheres Guerreiras Ocultas e Verdades, de Maria Pereira Soares
• Palavra é Arte: Contos e Crônicas, de Vitor Augusto Vogt
Ingressos para a palestra de Bráulio Bessa continuam sendo distribuídos
No primeiro dia da feira, 28 de outubro, às 19h30min, o destaque será para a palestra do patrono Bráulio Bessa, no Ginásio Poliesportivo. A gerente do Sesc de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, afirma que ainda há unidades sendo distribuídas, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível, no Sesc de Venâncio Aires.“Ainda temos alguns ingressos, porém, o pessoal pode se adiantar, pois a procura deve ser grande nos últimos dias”, afirma Diane.
A expectativa da comissão organizadora da feira é de conseguir ampliar o público no interior do Poliesportivo, caso haja flexibilizações. A confirmação deve vir na próxima semana, e caso seja aceita, mais ingressos devem estar disponíveis a partir da terça-feira, 26. No protocolo atual, foram disponíveis mil ingressos.
LEIA MAIS: