Entre os dias 19 e 21 de junho aconteceu a segunda etapa do curso regional de formação, promovido pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. O curso foi realizado no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul, sob a coordenação da comissão de formação da referida regional sindical.
Sandra Helena Wagner, secretária da regional e integrante da comissão de formação, ressalta que nessa etapa do curso foi abordado sobre concepção e prática sindical. Dentro deste propósito, os agricultores presentes ao curso puderam assistir à palestras e participar de atividades que trataram sobre a organização sindical representativa de classe e categoria; os desafios postos para o sindicalismo no ´novo mundo rural`. Também foi falado sobre associativismo e cooperativismo, bem como, a participação política no movimento sindical e a estrutura sindical do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Dos três dias de encontro de formação, Sandra destaca a visita feita à propriedade de, Eno Müller, em Linha Andrade Neves, interior do município de Santa Cruz do Sul. Nessa propriedade rural os participantes do curso tiveram a oportunidade de observar na prática a diversificação, pois a mesma trabalha com leite, tabaco e criação de peixe, e ainda existe a sucessão rural. Adilson Müller, filho mais velho do casal Müller, continua na propriedade e acredita na agricultura, da qual obtém uma boa renda e uma excelente qualidade de vida.
Para a próxima etapa do curso a comissão de formação estará focando o desenvolvimento rural, que vai tratar sobre a diversificação das propriedades; questões agrárias e ambientais; e, a participação das lideranças do campo na construção do desenvolvimento rural sustentável. A terceira etapa do curso está agendada para os dias 1º a 3 de agosto. Sandra enfatiza a importância do curso que possibilita aos participantes terem conhecimentos diversos e ainda, a mudarem seus conceitos e suas práticas, “dessa forma tornando cidadãos mais compromissados com o meio rural e a agricultura familiar”, frisa.