A base de Venâncio Aires do Samu promoveu nesta quinta-feira, 25, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, curso intensivo para condutores de veículo de emergência. O treinamento, realizado no Parque Municipal do Chimarrão, teve a participação de cerca de 30 profissionais, vinculados à Secretaria, Resgate do Corpo de Bombeiros, prefeituras de outros municípios da região e do próprio Samu.

Durante todo o dia, os condutores passaram por treinamentos teóricos e práticos com ênfase na prestação do atendimento pré-hospitalar aos pacientes. Foram abordados aspectos de condução segura, avaliação de cena de acidentes, procedimentos de imobilização e transporte das vítimas e atendimento em casos de paradas cardiorrespiratórias.

Conforme a coordenadora do Samu no município, Bianca Lapuente, o curso intensivo faz parte de um programa de qualificação contínua adotado pelo serviço no município. A meta é qualificar e dar agilidade ao atendimento a todos os profissionais de serviços de socorro na região. Os treinamentos integrados ainda servem para a troca de experiências entre os profissionais da área sobre as situações encontradas em cada município.

Segundo Bianca, as estatísticas de atendimento foram parte importante na montagem do programa do treinamento. “No Samu de Venâncio Aires, atendemos todos os meses cerca de 70 vítimas de trauma, desde acidentes de trânsito até quedas ou brigas”, pontua a enfermeira. “Essa estatística nos mostra a importância de deixar os condutores preparados para prestar o devido atendimento e dar suporte a técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos para tornar o socorro mais eficiente”, assinala.