Os cursos de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Univates introduziram, na última reformulação curricular, a disciplina de Vivência Internacional. No último sábado, dia 11, um grupo de 21 estudantes, acompanhados pelos professores Fernanda Wiebusch Sindelar e Eloni Salvi, embarcou para uma viagem internacional, com destino às cidades de Bruxelas, na Bélgica, e Paris, na França, com retorno programado para o próximo dia 20.
Esta é a primeira vez que a disciplina está sendo oferecida. O objetivo é oportunizar aos estudantes a vivência internacional, por meio de visitas a sedes de organizações internacionais, empresas, universidades, embaixadas, feiras, congressos, minicursos e palestras em instituições estrangeiras, além de colocar os acadêmicos em contato com realidades distintas de outra região.
De acordo com a professora Fernanda, as coordenações dos dois cursos definiram em conjunto os locais da viagem, e a escolha por Bruxelas ocorreu pela cidade ser importante no cenário da política internacional e concentrar inúmeras organizações internacionais. “Paris foi incluída no roteiro após verificarmos que a feira Sial, a maior feira de inovação do mercado de alimentos do mundo, ocorreria nos mesmos dias da nossa viagem. Acreditamos que será uma experiência muito boa para os nossos alunos”, explica a professora.
No roteiro da viagem estão inclusas: atividades a serem realizadas no Parlamento Europeu – como, por exemplo, a participação em uma conferência sobre impactos da independência da Escócia, reunião com o deputado português Paulo Rangel, visita ao Parlamentarium e participação em uma simulação de atividades parlamentares –; visita à Embaixada Brasileira; visita à Haute Ecole de la Province de Liège, com quem a Univates possui parceria; participação na Sial; e visitas a espaços culturais; entre outras atividades.