Por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), comitiva de secretários municipais de Educação do Rio Grande do Sul esteve em Brasília na última semana para cumprir uma série de agendas. No Ministério da Educação, foram recebidos pelo secretário de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva. O objetivo foi sensibilizar o atual governo federal sobre as necessidades dos municípios no que se refere ao custeio da educação.
O secretário de Educação de Venâncio Aires, émerson Eloi Henrique, compôs a comitiva e diz que uma das principais preocupações levadas a Brasília foi o fato de que a obrigatoriedade do ensino aos quatro e cinco anos onerou os municípios e isto faz com que faltem recursos para outros investimentos, como obras e capacitação dos profissionais.
Como resposta à busca por mais recursos para a educação, émerson diz que o governo federal se comprometeu a analisar as demandas, que também incluem a solicitação de uma revisão de resoluções que tratam de repasses para a alimentação e o transporte escolar.
EMEI XANGRI-Lá
Durante a ida a Brasília, o secretário de Educação de Venâncio Aires também obteve a confirmação do governo federal de que os recursos para a construção da Emei Xangri-lá estão garantidos e serão repassados de acordo com o andar da obra, que foi iniciada com cerca de R$ 400 mil já disponíveis em caixa. A quantia havia sido repassada à Prefeitura quando a obra ainda seria executada pela MVC Plásticos, de São José dos Pinhais (PR). Devido ao rompimento do contrato, um novo processo licitatório foi realizado. A assinatura do contrato com a nova empresa responsável pela obra, a NJK Construtora, ocorreu no fim de maio.