Na manhã do último sábado, 22, o prefeito Airton Artus se reuniu com o diretor da 11ª Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Hildo Artur Mourão da Silva. Juntamente com o secretário Geral de Governo, Tiago Quintana, e o suplente de vereador por Venâncio Aires e funcionário do Daer, João Luiz da Silva, a comitiva visitou o trecho de 11 km que liga a localidade de Grão Pará a Vila Palanque, passando pelo trevo da RSC-453.

O objetivo da visita, segundo Mourão, foi noticiar ao prefeito Airton que o Daer pretende colocar em prática um programa de reformas em trechos que se encontram em más condições em todo o Estado.

A estimativa é iniciar o processo em estradas sob o domínio da empresa ainda neste fim de ano, com garantia de que será continuado no novo mandato do governador José Ivo Sartori.

Sabemos que é necessário asfaltar estradas, mas recapear e reformar a pavimentação que se encontra danificada é tão ou mais importante”, disse o superintendente.

Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraSecretários, Prefeito e o superintendente do Daer estiveram em visita ao trajeto.
Secretários, Prefeito e o superintendente do Daer estiveram em visita ao trajeto.

O perímetro em que o Daer pretende recuperar no 6° Distrito tem cerca de 25 anos e se encontra em condição regular para o trânsito, porém, em vários pontos há buracos, desníveis e ainda uma má sinalização.

O Daer pretende realizar o recapeamento asfáltico ao longo de toda a extensão e realizar a limpeza das valas. “é mais uma grande notícia para os venâncio-airenses, principalmente para quem passa pelo trecho diariamente. A obra vai garantir mais segurança, tanto para os pedestres, carros de passeio e caminhões”, ressalta o prefeito Airton Artus.

Mourão explicou que o Daer fez um ‘raio x’ de todas as estradas do Estado e a cada quilômetro foi feito um registro fotográfico das condições da pista. Depois de realizado este trabalho, a empresa abrirá licitações visando ao início das obras.

Segundo o Daer, a previsão é de investir R$ 12 milhões na pavimentação das estradas de chão e R$ 55 milhões nas reformas em trechos já asfaltados.

O prefeito solicitou ao Daer para quando iniciar o processo de reforma e investimentos nas rodovias, que sejam instalados duas lombadas próximo ao Posto de Saúde de Linha Travessa, a fim dos veículos limitarem a velocidade. A unidade já exerce as atividades e há dias de grande movimentação de pessoas no local.