As agências FGTAS/Sine de todo o Estado oferecem mais de 7 mil vagas de emprego. Em Venâncio Aires, por exemplo, em alguns meses do ano, o número de vagas oferecidas pela agência chega a ser 300. No entanto, em janeiro e fevereiro, há uma redução na procura de profissionais. Servindo como elo entre a empresa e o trabalhador, a agência da cidade oferece principalmente vagas para profissionais da área industrial.
Conforme a coordenadora da agência FGTAS/Sine de Venâncio Aires, Alessandra Ludwig, neste mês, até o momento, cerca de 170 vagas estão sendo oferecidas pela agência, mas em outras épocas do ano o número aumenta. Na metade do mês de dezembro já é visível uma redução da quantidade de vagas oferecidas e, de acordo com Alessandra, isso ocorre em função das férias coletivas das empresas, o que as fazem não contratar novos profissionais. Esta situação apenas muda na segunda quinzena de fevereiro. Alessandra ressalta que de janeiro até o momento, aproximadamente 800 pessoas circularam a agência buscando informações sobre vagas de emprego, bem como, para atualizarem o cadastro.
Oferta e procura
OS MAIS PROCURADOS: Conforme a coordenadora, as empresas procuram principalmente profissionais da área industrial (mecânicos, metalúrgicos, frigorífico), o que corresponde a 75% da procura pelas empresas. Posteriormente as áreas mais procuradas são de Serviços Gerais (eletricistas, vidraceiros, funileiros), alimentação (cozinheiros, garçons, confeiteiros), fumageiras e, por fim, comércio.
VAGAS DISPUTADAS: Profissionais da área industrial também são os que mais procuram as vagas, sendo que a grande maioria são homens. Mulheres, em grande parte, por sua vez, optam pela área comercial e de alimentação. “Nós somos mais uma ferramenta que auxilia as empresas a conseguirem funcionários”, comenta Alessandra em relação ao Sine.
