Foto: Divulgação Em Venâncio, aulas terão início no dia 20 de fevereiro nas escolas municipais de ensino fundamental e 22 de fevereiro nas escolas estaduais
Em Venâncio, aulas terão início no dia 20 de fevereiro nas escolas municipais de ensino fundamental e 22 de fevereiro nas escolas estaduais

Embora o momento seja de férias escolares para os estudantes e muitos professores, alguns profissionais dos educandários aproveitam o período para deixarem tudo em ordem como forma de receber os alunos da melhor forma possível quando as aulas voltarem. Contudo, em meio a esse período de férias, é preciso ficar atento aos períodos de matrícula, tanto das escolas municipais quanto estaduais.

Em relação às escolas municipais de ensino fundamental, o prazo para fazer as matrículas é do dia 6 a 10 de fevereiro e aulas se iniciam dia 20 do mesmo mês. Já as inscrições das escolas de educação infantil são feitas em um período diferente, a partir do dia 20 de fevereiro e estas retornam às atividades no dia 2 de fevereiro.

De acordo com a secretária de Educação de Venâncio, Joice Battisti, até o dia 2 de fevereiro, as Emeis estarão fechadas. As escolas de ensino fundamental, por exemplo, também não estão abertas, mas cada educandário colocou à disposição, por meio de um cartaz, números de telefones caso alguém tenha dúvidas ou precise de atendimento. “Agora as escolas têm aquele tempo para fazerem a limpeza, dedetização e deixar tudo em ordem”, comenta.

Joice acrescenta que os alunos precisam completar 200 dias letivos e, diferente deles, os professores têm 45 dias de férias. Os docentes retornam ao trabalho antes dos alunos e tanto os das Emeis como também os das escolas de ensino fundamental irão passar por uma capacitação. Na oportunidade, irão assistir a palestras que devem trazer mais orientações a respeito de como tudo deve ocorrer ao longo do ano letivo.

ESTADUAISSegundo o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, os alunos do 2º ao nono ano do ensino fundamental que têm o interesse em mudar de escola precisam fazer as inscrições até o dia 13 deste mês. Enquanto isso, as matrículas para quem deseja frequentar outro colégio deverão ser feitas do dia 24 de janeiro a 17 do mês que vem. “Na inscrição, a pessoa apenas se inscreve mostrando que deseja uma vaga na escola, mas ela só vai se efetivar se realmente houver vaga. Quando tem vaga, então é feita a matrícula”, explica.

Desde quarta-feira, 4, até o dia 17 de fevereiro, segundo o coordenador, o período é de matrícula para o primeiro ano do ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico profissionalizante. Além disso, também desde quarta até dia 13 de fevereiro podem ser feitas as inscrições e matrículas para a modalidade de ensino chamada Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O coordenador explica que nos dias 20 e 21 os professores serão chamados e as aulas na rede estadual terão início no dia 22. “Nós estamos fazendo paralelo à rede municipal para que nós possamos otimizar a questão do transporte público”, acrescenta.

Segundo Moura, até o dia 13 deste mês as secretarias terão um horário normal de atendimento, de acordo com o turnos de funcionamento das escolas. Os professores, no entanto, já estão de férias, enquanto que a equipe diretiva do educandário se organiza com o cronograma de férias.

Assim como na rede municipal, na rede estadual o período de recesso escolar também é aproveitado para se fazer a limpeza e manutenções de maior porte.

ESCOLASA Capital Nacional do Chimarrão tem 12 escolas municipais de educação infantil e 31 escolas municipais de ensino fundamental.Em relação à rede estadual, há em Venâncio 28 escolas, contando o EJA.

 Férias deve ser um período apenas para descansar e relaxar

Por mais que a pessoa goste muito do trabalho que realiza, chega uma hora que precisa ‘respirar outros ares’, descansar e fazer coisas diferentes, porque, afinal, o corpo pede. Mas, em meio a esse período de descanso, muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que de fato fazer e nem todas conseguem tirar o pé do acelerador e diminuir o ritmo.

A psicóloga Roselaine Berenice Ferreira explica que férias é um momento para realmente relaxar e sair da rotina, isso porque durante o ano as pessoas estão envolvidas com a produtividade. “é preciso justamente diminuir e frear os motores”, acrescenta. Embora muitas pessoas tenham a dificuldade de aproveitar o período para descanso, Roselaine comenta que é preciso fazer isso, porque faz bem para a própria saúde mental: “As pessoas precisam tentar fazer coisas que até então não estavam acostumadas ou não tinham tempo”.

Segundo ela, até pode se pensar em novos projetos e traçar metas, mas o momento não é muito apropriado para isso. “Para se pensar novos projetos, é importante que a gente tenha um tempo de pausa para depois as ideias virem com mais força”, destaca.