Foto: Carlos Dickow / Folha do MateDebate eleitoral do Grupo RVA, realizado na terça-feira, foi o primeiro de cinco que os candidatos vão participar antes do dia 2 de outubro
Debate eleitoral do Grupo RVA, realizado na terça-feira, foi o primeiro de cinco que os candidatos vão participar antes do dia 2 de outubro

No primeiro debate entre os candidatos a prefeito e vice de Venâncio Aires, realizado na noite desta terça-feira, no Grupo RVA, com transmissão simultânea das rádios RVA AM 910 e Venus FM 100.7, os postulantes à majoritária seguraram o ímpeto, deixando acusações de lado e se preocupando em responder os questionamentos propostos e apresentar sugestões para melhoria da qualidade de vida da população. Foram raros os momento de enfrentamento voraz, o que deve aumentar à medida que novos embates aconteçam.

O primeiro bloco, destinado à apresentação dos candidatos, contou com a vibração do petista Cesar Schumacher pela confirmação de sua candidatura, referendada horas antes pela Justiça. Já o tucano Vinícius Medeiros preferiu destacar o seu plano de governo, que segundo ele será realista e simples. O socialista Giovane Wickert falou sobre a sua trajetória, especialmente para a formação em Gestão Pública, enquanto que o pedetista Jarbas da Rosa ressaltou que a experiência adquirida nos últimos quatro anos como vereador o motivaram a concorrer à Prefeitura. Candidatos a vice, Celso Krämer (PTB), Rosange Lehmen de Moraes (PT), Adilor Adams (PSDB) e Isabel Oestreich (PDT) falaram de suas trajetórias e virtudes.

Perguntas sobre Saúde, Segurança e Administração foram propostas para a segunda etapa do debate, que teve mediação dos locutores João Paulo Heck e Jeferson Schwingel. Schumacher defendeu um fortalecimento da rede de atenção básica; Medeiros salientou que, com uma gestão que saiba gastar bem, não faltarão recursos para o setor; Wickert sustentou que o resultado da aplicação de recursos deve ser melhor; e Rosa evidenciou conquistas do atual governo, como UPA, Samu e a intervenção no Hospital São Sebastião Mártir. Em relação à Administração, Cesar Schumacher argumentou pela necessidade de desburocratização dos serviços, enquanto que Giovane Wickert defendeu a reforma administrativa. Jarbas da Rosa destacou as premiações do Executivo pelos atos de transparência e o vice de Vinícius Medeiros, Adilor Adams, que argumentou pelo PSDB, revelou preocupação com o comprometimento da folha.

SEGURANçA – O tema, segundo os candidatos, é prioridade em todos planos de governo. Para Cesar Schumacher, “embora a segurança seja uma atribuição primeira do Estado, não está o Município impedido de ir em busca de alternativas para amenizar a falta de policiais e de equipamentos”. Conforme Vinícius Medeiros, “a cidade assiste a uma escalada da criminalidade, está com medo, já que Venâncio não se preparou adequadamente, nos últimos anos, para enfrentar a violência”. Giovane Wickert disse que vai “aumentar as câmeras de videomonitoramento de 20 para 32” e sugeriu que “o Município precisa ter mais contrapartidas do Estado, especialmente a cedência da área para o novo Distrito Industrial, por conta da instalação do presídio”. Jarbas da Rosa, por sua vez, sustentou que “quando havia o semiaberto em Vila Estância Nova, as pessoas caminhavam entre presidiários armados, o que hoje não acontece mais”.

A reportagem completa pode ser conferida na edição impressa desta quinta-feira da Folha do Mate.