Estudantes dos colégios Bom Jesus e das escolas Monte das Tabocas e Cônego Albino Juchem tiveram uma aula de empreendedorismo na manhã de hoje. Debate com a presença de seis oradores marcou o início da Semana Municipal do Empreendedor. O objetivo da atividade realizada junto ao auditório do Colégio Bom Jesus foi despertar o interesse da plateia formada principalmente por alunos do ensino médio em montar o próprio negócio.
Os profissionais participantes destacaram conceitos do empreendedorismo, sem esquecer de questões como responsabilidade social e ambiental. Também explanaram sobre o que cada das instituições que representaram já realizam para promover o empreendedorismo na região. A mediação foi do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall.
Pró-reitora da Univates, a doutora em Economia Julia Barden, ressaltou a necessidade de criar condições para que o aluno decida inovar. “Não trabalhamos apenas o empreendedorismo, mas também o lado social, tanto nas decisões quanto nos problemas a serem resolvidos”, disse. Já a professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Ana Cláudia Kist mencionou que cabe ao professor fazer uso da criatividade para estimular o empreendedorismo em sala de aula. No que se refere ao tema, disse que pessoas de espírito empreendedor devem ajudar a desenvolver os seus liderados.
Gerente regional do Sebrae, Liane Klein afirmou que ter espírito empreendedor passa por buscar soluções para o ambiente em que se está inserido. Também nesse sentido, a coordenadora do curso de Administração da Unisc, Cristina Eick, destacou a importância da persistência. “Não existe mágica. Existe trabalho”, afirmou.
Durante o debate, o secretário municipal de Educação, émerson Elói Henrique, expôs o trabalho que a rede municipal já realiza para incentivar o empreendedorismo e manifestou a intenção de inserir disciplina sobre o tema no currículo de turmas de 8º e 9º ano já no ano que vem. No Bom Jesus, esta disciplina já existe desde 2009. A assessora pedagógica do colégio, Rosimeri Battisti Haas, ressaltou que a intenção não deve ser apenas ensinar os alunos a vislumbrar o mercado consumidor, mas também devem ser trabalhadas questões éticas e relacionadas com responsabilidade social e ambiental.
Após as manifestações, os seis debatedores ainda responderam perguntas dos estudantes.
PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA
A Semana Municipal do Empreendedor se estende até sexta-feira, 26, com palestras, visita a empresas, atos de reconhecimento a empreendedores venâncio-airenses e lançamento da segunda edição do Gastromania. Para amanhã, 24, está agendado uma visita técnica de um grupo de 16 empresários às empresas Mumu e Neugebauer, em Arroio do Meio. à noite, às 20h, ocorre sessão solene na Câmara de Vereadores, onde serão homenageados Jovem, Mulher e Agricultor Empreendedores e também, Produtor Modelo. A Semana do Empreendedor é desenvolvida em Venâncio desde 2011. é promovida pela Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio da Câmara de Vereadores, Sebrae-RS, Colégio Bom Jesus e unidades de Venâncio Aires do IFSul e Unisc.