Efetivo policialFoi aprovada uma moção de autoria do democrata, Walmor Mariante. Ele solicita ao Governo do Estado que sejam chamados para cursar a Academia de Polícia os 655 inspetores e escrivães aprovados em concurso público realizado no ano de 2013, e após, nomeá-los para o exercício da função. Segundo o parlamentar, a polícia está aparelhada mas requer ampliação do efetivo para garantir qualificação ao trabalho.

Foto: Cássia Colla / Folha do MateDurante sessão da noite de segunda-feira vereadores aprovaram três moções
Durante sessão da noite de segunda-feira vereadores aprovaram três moções

Abrigos de ônibusA moção de apelo direcionada à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) que solicita a reconstrução dos abrigos de ônibus na RSC-287 entre Venâncio Aires e Mariante foi aprovada. A proposição é de autoria do vereador Celso Krämer (PTB). A proposta é uma demanda antiga pautada dentro do Legislativo. Em 2015, a vereadora Helena da Rosa (PMDB) havia encaminhado uma indicação sugerindo a reconstrução dos abrigos.

TabacoOs vereadores aprovaram a moção de repúdio apresentada pela vereadora Cleiva Heck (PDT). A matéria foi apresentada depois da manifestação no Twitter da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, no início do mês, que havia declarado que voltaria para o Senado e apresentaria um projeto de lei para proibir a fabricação de cigarro no Brasil. A declaração gerou indignação e revolta de lideranças ligadas a cadeia produtiva do tabaco.

SinaleiraNa tribuna, durante o espaço de comunicação de vereadores, Rudemar Glier (PMDB) disse que irá apresentar uma moção de apelo, que deverá ser direcionada à EGR para reforçar o pedido de instalação da sinaleira no trevo do Bairro Coronel Brito. De acordo com ele, muitas pessoas estão procurando o parlamentar para solicitar a instalação.

Rótula na BrandsO vereador José Cândido Faleiro Neto (PT) disse, durante comunicação de vereadores, que no início de abril é a previsão de abertura de licitação para construção da rótula no Bairro Brands. O anuncio foi feito depois de uma cobrança do parlamentar durante reunião do Corepe.

Esvaziamento da EGRO vereador Telmo Kist (PDT) avaliou que a EGR caminha para extinção. Segundo ele, desde a mudança do governo do estado os Corepes estão sendo esvaziados. Um dos maiores problemas apontados pelo parlamentar é a ausência do presidente da EGR nas reuniões dos conselhos fato que compromete as articulações e as decisões dos conselhos.