A segunda etapa da Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que será realizada até domingo no Parque do Chimarrão, traz a arte em suas diversas formas de manifestações. Entre elas, está a música que será apresentada nas diferentes modalidades.
A criatividade e dedicação são características que fizeram parte dos ensaios e preparação. No grupo de participantes, estão o estudante do IFSul, Gabriel Ferreira, 15 anos, que concorre na modalidade declamação masculina e a professora Paula Cristine Ilha, 27 anos, para intérprete/solista/vocal. O jovem foi selecionado para a Inter-regional do Enart, pois já pratica a modalidade há alguns anos e foi aprovado na fase regional.
“A expectativa é grande e me preparei muito” Gabriel Ferreira, concorrente na modalidade declamação
No concurso do fim de semana, ele irá declamar uma poesia de algum autor que escreve sobre o tema Tradicionalismo. Cerca de 15 minutos antes da apresentação, é sorteado um dos três textos. “Esse evento é especial para mim e será surpresa as poesias que foram selecionadas.” Gabriel observa que será um desafio a participação na etapa Inter-regional do Enart, porque irá competir com pessoas de diferentes faixas etárias. “A expectativa é grande e me preparei muito. O evento irá reunir grandes CTG’s e artistas.”
Paula Ilha irá interpretar uma das seguintes canções no evento que também será definida em forma de sorteio: ‘Pra quem deixa a cidade’, de Sílvio Costa; ‘Pra flor do amor que morreu’, de Juliano Moreno e ‘Clara dos Anjos’, de Pablo Capalonga. “Escolhi essas músicas, pois têm uma história bonita e interessante que chama a atenção.” Na apresentação, ela será acompanhada de Larissa Araújo e Lucas Zarth no violão. Ela destaca que escolheu essa modalidade, por sempre gostar de cantar.
“Desde a infância eu amo a música. Na minha opinião, as músicas acalmam quando estamos tristes e marcam momentos da vida.” O esposo, Leandro de Bittencourt, também participa da modalidade. O casal já venceu pelo 16º Rodeio artístico estadual de Muçum. O 1º lugar de intérprete/solista/vocal ficou com Paula e o prêmio de 2º lugar intérprete/solista/vocal peão adulto, ficou com Leandro.
“Nós começamos juntos e ficamos surpresos quando fomos aprovados para a fase inter-regional. Estou confiante para a apresentação”, destaca Paula.
“Estou confiante para a apresentação”
Paula Cristine Ilha, concorrente na modalidade intérprete/solista/vocal