A Defesa Civil de Venâncio Aires monitora o nível do Rio Taquari em Vila Mariante. Até o momento, não há registro de casas atingidas. De acordo com o Porto de Estrela, 18,9 metros quando o normal é 13 metros. Ao atingir 22 metros o rio sai da margem e atinge os moradores.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, durante o fim de semana a equipe percorreu a localidade para acompanhar a situação. A probabilidade é de que não haja enchente na região pois desde ontem à noite o nível baixou 14 centímetros.

 

Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateEm Mariante, rio ainda não saiu da margem
Em Mariante, rio ainda não saiu da margem

 

 

 

 

 

 

 

PELO RS – O Governo do Estado está concentrando todos os esforços para atender as prefeituras. Segundo o último relatório da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, às 18h deste domingo, são 62 cidades e 11.501 pessoas afetadas. A Defesa Civil, que monitora o nível dos rios através do Centro de Gerenciamento de Risco, no Palácio Piratini, instalou também uma Central de Comando em Frederico Westphalen, na prefeitura local. Segundo o órgão, as chuvas já começam a diminuir.

Ontem, o governador Tarso Genro, que coordena os trabalhos de perto através de contato direto com a Defesa Civil estadual e nacional, conversou com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Para a quarta-feira (2), às 11h, está marcada uma nova reunião com os prefeitos, no Piratini, e, na quinta-feira (3), secretários de Estado e os gestores municipais terão encontro de trabalho junto ao Governo Federal em Brasília.

Foto: Divulgação / Defesa CivilDefesa Civil trabalha em Barra do Guarita, município atingido pelas chuvas
Defesa Civil trabalha em Barra do Guarita, município atingido pelas chuvas