Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateReunião dos núcleos da Defesa Civil ocorreu na última terça-feira, 22, para avaliar serviços de dessassoreamento
Reunião dos núcleos da Defesa Civil ocorreu na última terça-feira, 22, para avaliar serviços de dessassoreamento

Ao longo dos dois últimos meses uma empresa particular foi contratada pela prefeitura para realizar o desassoreamento do arroio Castelhano. A medida faz parte de um plano do Município que visa evitar novas enxurradas, como as que ocorreram no final de junho. Foram no total 200 horas-máquinas contratadas, que retiraram mil cargas de areia, terra e entulhos do leito.

O maquinário atuou em diversos pontos do leito, especialmente no bairro Battisti e acesso Grão-Pará. A operação se alia a limpeza das margens do arroio e também ao corte de árvores e galhos que obstruíam a passagem da água. Na noite desta terça-feira, 21, ocorreu na prefeitura mais uma reunião dos núcleos comunitários da defesa civil. O próximo encontro ocorre no dia 18 de novembro.

Na oportunidade foi apresentado um relatório de utilização da máquina e confirmada a contratação dos serviços para 2015, de forma mais efetiva. O investimento terá um orçamento específico junto ao órgão, visando realizar a limpeza do arroio constantemente. Conforme a coordenadora da Defesa Civil, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, foram retiradas mais de mil cargas de terra, areia e entulhos. “O trabalho foi fundamental para garantir o fluxo da água, e vamos buscar garantir orçamento especifico para manter o serviço no próximo ano. Os valores serão municipais e vamos trabalhar para buscar verba no governo federal, para manter este tipo de serviço,” explica.

Conforme a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gabriela Graef, a limpeza garantiu aumento de profundidade em alguns pontos, melhorando o escoamento da água. “Tínhamos pontos, especialmente no bairro Battisti, que a profundidade era de 50 centímetros, com a dragagem foi possível aumentar e garantir mais capacidade de escoamento da água, evitando o transbordamento.”