

Os dias seguidos de chuva em Venâncio Aires e em praticamente todo o Rio Grande do Sul deixaram todos em alerta para possíveis enchentes. No município, a maior preocupação é sempre o arroio Castelhano e o rio Taquari, em Vila Mariante. No entanto, em ambos, a situação está estável, já que não choveu significativamente entre a madrugada e o início da tarde deste domingo, 2.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Dário Martins, conta que uma equipe está de plantão e monitora de forma permanente os níveis do rio Taquari, seja em Estrela, Lajeado e Mariante, assim como do arroio Castelhano. “Tudo dependerá da intensidade da chuva prevista, pois desde a madrugada não chove nas cabeceiras do Taquari-Antas, nem na região baixa.” Ao meio-dia, o nível do Taquari entre Lajeado e Estrela era de pouco mais de 16 metros. “Para Mariante fica perigoso se o nível lá chegar aos 20”, destaca.
Na várzea do Arroio Grande, Martins revelou preocupação se a chuva voltar. “De manhã estava dentro do leito, mas se chover, pode transbordar.” Na área urbana, não há alagamentos significativos, mas o coordenador da Defesa Civil reforça o pedido para que a comunidade não varra qualquer tipo de sujeira ou lixo nas bocas de lobo.