Com informações de AI Unisc.

O professor do PPG em Letras e Departamento de Comunicação Social da Unisc, Demétrio de Azeredo Soster, lança, no sábado, dia 10, na 29ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, seu quarto livro de poemas: O livro das sombras, jazz & outros poemas. A sessão de autógrafos está marcada às 14h, no pavilhão de autógrafos da 29ª Feira do Livro, na Praça Getúlio Vargas.

A obra, pela Editora Catarse, é dividida em três partes: o livro das sombras, os dez mandamentos do mate & outras cuias mais, e, finalmente, jazz poetry.

Na primeira parte, a poesia flui em uma perspectiva fenomenológica, no diálogo com Platão e com as imagens que decorrem dessa visada. No segundo momento – os dez mandamentos do mate & outras cuias mais – deparamo-nos com um exercício estilístico em torno desta bebida cara para o autor. Jazz poetry, por fim, traz consigo o resgate do oral como condição primeira da poesia.

Sobre O livro das sombras, jazz & outros poemas, no prefácio, o poeta José Eduardo Degrazia salienta que, “(…) tendo uma poesia trabalhada exaustivamente em sua forma, levando o autor a filiar-se (com originalidade) a toda uma corrente ligada a João Cabral de Mello Neto e à geração de 60, é um poeta que acredita na palavra como condutora de sensibilidade e viabilizadora da memória. Por isso, tantos poemas relativos à infância. Aqui, vou analisar mais os poemas que poderíamos dizer filosóficos”.

O também poeta Celso Gutfreind, na apresentação, por sua vez, afirma que “(…) a poesia de Demétrio tem o mérito de integrar ideias e melodias, logopeica e melopeica, segundo aquela classificação do crítico poeta Ezra Pound, seguidamente lembrada e raramente atingida.” E completa: “Uma poesia verdadeiramente contagiante. E podem, ó leitores, ver e ouvir por inteiro: esses, esses poemas valem”.

Romar Beling, poeta e crítico literário, salienta, ainda, que Demétrio “(…) persegue sombras, ou é por elas perseguido, nos vazios ou nos silêncios; sorve no quenteamargo do chimarrão as verdades do viver; solta a imaginação na musicalidade dos dias, expande seu olhar sobre o mundo contemporâneo, na pressa dos dias (“meus olhos têm pressa”), pensa o tempo, esse tempo que nos foi dado viver”.

O livro das sombras, jazz & outros poemas possui 104 páginas e formato 11,5 x 22 centímetros. Capa e ilustrações são de Gabriel Renner. Pode ser adquirido desde agora, em Santa Cruz do Sul, nas livrarias Campus (Unisc), Iluminura e Cometa. O preço sugerido de capa é de R$ 26. Outra opção é diretamente com o autor, pelo (51) 9995.0106.

Sobre o autor

Demétrio de Azeredo Soster é autor, em literatura, de Tempo Horizontal (Edunisc, 2013), Livro de Razão (Insular, 2014), Quase Coisa (Catarse, 2015) – finalista do prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores (AGES) em 2016 – e Pérolas de Pedro (Catarse, 2015), este em parceria com Fabiana Piccinin. Organizou e integrou mais de dez livros voltados à área da Comunicação, Jornalismo e Letras. Seus versos lhe renderam, até o momento, pouco mais de uma dezena de deferências dos mais diversos portes e valores. é pós-doutorando pela Unisinos, professor-pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Letras (PPG Letras) e do Departamento de Comunicação da Unisc.