Leg: Luiz assumiu a Coordenadoria de Turismo de Venâncio Aires, no dia 12 de julho. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)
Leg: Luiz assumiu a Coordenadoria de Turismo de Venâncio Aires, no dia 12 de julho. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Com o objetivo de atrair visitantes e fomentar a economia de Venâncio Aires e região, o Departamento Municipal de Turismo desenvolve novos projetos e parcerias com municípios do Vale do Rio Pardo. Na terça-feira, 17, representantes Venâncio Aires e Passo do Sobrado realizaram uma reunião para propor ações de valorização do turismo regional. De acordo com o coordenador de Turismo de Venâncio Aires, Luiz Henrique Ertel, a iniciativa prevê a valorização dos pontos turísticos para atrair os turistas e novos investidores. “Nossa ideia é fazer com que os turistas permaneçam por mais tempo na região, movimentando a rede hoteleira e gastronômica da Capital Nacional do Chimarrão e municípios vizinhos”, antecipa. Segundo ele, no período pós-pandemia, as pessoas devem investir mais em viagens e opções de turismo e lazer.

Venâncio, Passo do Sobrado, Vale Verde e General Câmara já fazem parte da parceria. Nesta quarta-feira, 25, será realizada mais uma reunião para que outros municípios interessados sejam inseridos do projeto. “O programa de gestão entre os municípios é muito importante para que possamos valorizar os roteiros municipais, fomentar e economia e atrair investidores para a região”, avalia o coordenador de Turismo. Após a consolidação da parceria, será realizado um trabalho de divulgação, para apresentar opções turísticas aos visitantes que circulam na região.

Sinalização e turismo religioso

Desde que assumiu a função de coordenador do Turismo, Ertel está colocando em prática novas ideias para o fomento do turismo local. Um dos projetos está relacionado aos investimentos na sinalização turística urbana e rural. “Apesar da tecnologia, por meio de aplicativos, a sinalização física é importante para auxiliar os turistas que visitam as rotas turísticas de Venâncio Aires”, explica.

O Departamento de Turismo também pretende investir no cicloturismo, com a instalação de pontos de apoio para os ciclistas, com estrutura que inclui bancos e opção de água para beber. A estimativa é de que sejam criados em torno de 20 pontos de apoio, assim como, os já existentes na Praça Henrique Bender (Ponto Zero), no Balneário Paraíso e Figueira Centenária. “A expectativa é de que, até o fim do ano sejam definidos pontos de apoio que contemplem roteiros turísticos dentro do município, para que, no próximo ano sejam definidos outros lugares, em parceria com o grupo Pedal Trilheiro”, explica.

Fomentar o turismo religioso em Venâncio Aires também está na lista de projetos do coordenador de Turismo. O município pretende fazer parte da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales , para que igrejas sejam inseridas na rota turística, assim como, a Igreja São Sebastião Mártir, segunda maior igreja de estilo neogótico da América Latina. “O projeto está em processo de execução, ainda serão definidas quais as igrejas que farão parte da rota”, observa.

O coordenador também prevê a criação de uma rota fluvial em Mariante e a criação de uma rota cultural de ligação entre Santa Emília e a ERS-422.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate