No dia 5 de julho o Guarani acabou perdendo o título da Divisão de Acesso e a única vaga na Série A do Gauchão de 2016 ao ser derrotado pelo glória em Vacaria, pelo placar de 2 a 1. O resultado negativo teve um gosto amargo e frustrado para os envolvidos, que viam o clube numa crescente, desde 2014, quando iniciou uma nova era no comando diretivo e também técnico do rubro-negro. 

E foi no dia 16 de abril do ano passado que Fabiano Daitx chegou ao clube. Sério, correto, Maninho, sabia das dificuldades que iria enfrentar e estas, transformou em degraus que foram sendo superados, conseguiu sensibilizar um a um para que juntos alcançassem os objetivos traçados. Conquistou o Segundo Turno da Terceirona que garantiu ao clube a vaga na Divisão de Acesso deste ano, foi vice-campeão da Terceirona, foi vice-campeão da Copa Fernandão perdida por dois empates, chegou às semifinais da Copa Sul-Fronteira na qual perdeu a vaga na final nos penâltis diante do Grêmio B e em 2015 fez uma campanha indiscutível, a partir de um trabalho iniciado em 2014. Com boa parte do plantel mantido, foram disputados 26 jogos pela Divisão de Acesso, perdeu apenas cinco e das quatro equipes finalistas teve a defesa menos vazada, tendo sofrido 18 gols em toda a competição. Do total de 78 pontos somou 49.  

Aos 40 anos, Fabiano Daitx encerra mais um ciclo na vida profissional, mas com a certeza de que novos caminhos se abrirão, nos quais o estudioso e entusiasta do futebol do inteiror deve trilhar e colher bons frutos. 

Confira a seguir uma entrevista exclusiva feita pelo blog com Fabiano Daitx, dias depois de encerrar o vínculo com o Guarani, de Venâncio Aires. 

Esporte de Salto Alto – Depois de quase 1 ano e meio no comando técnico do Guarani você deixou o clube. Como foi essa saída?

Fabiano – Infelizmente não foi como pensei. Primeiro porque gostaria de continuar , acredito que o trabalho estava no caminho certo, dando resultados expressivos, chegando nas finais das competições disputadas e com uma base de time muito forte para seguir, mas infelizmente a direção optou por outro projeto.

Esporte de Salto Alto – Em quatro competições disputadas, você assegurou três vice. Saldo positivo e objetivos alcançados nessa trajetória?

Fabiano – Sem dúvida, os objetivos foram alcançados, chegamos em 3 finais e uma semifinal perdida nos pênaltis. Foram quase 70 jogos no comando do guarani, 60% de aproveitamento , 34 vitorias, 21 empates e 13 derrotas.

Esporte de Salto Alto – Qual foi o ponto fundamental para que você desempenhasse esse bom trabalho no clube de Venâncio?

Fabiano – Sucesso de um time esta ligado a muitos pontos, mas acredito que tínhamos um bom plantel, aliado a comprometimento, dedicação, trabalho da comissão técnica e boa condições para realização,o que sempre foi muito positivo foi ambiente entre todos.

Esporte de Salto Alto – Algo em algum momento atrapalhou ou foi negativo para vc, para sua carreira ou mesmo para que o objetivo não fosse alcançado?

Fabiano – Sempre tem coisas que atrapalham, mas saber lidar com os problemas também é importante.

Esporte de Salto Alto – Era um desejo seu sair? Ficou alguma mágoa?

Fabiano – Gostaria de continuar, acredito em trabalho a longo prazo, estávamos com bom time, jovem que iria continuar crescendo mas futebol é assim,está muito difícil de manter um time em atividade e entendo a direção, porém acredito que iria colher os frutos na continuidade.

Esporte de Salto Alto – E o futuro? Propostas para comandar outros clubes já surgiram? Tem alguma possibilidade de retornares ao Guarani?

Quero aproveitar uns dias com minha família, aproveitar para estudar um pouco e meu futuro certamente será em outro clube, no momento não tenho nenhum contato mas espero logo estar de volta ao trabalho. Sobre voltar ao Guarani, acredito que sim, lá na frente. Quero fazer um agradecimento a direção do Guarani, em especial ao Luis Paulo Assmann Júnior, aos torcedores, a todos da imprensa, aos amigos que fiz na cidade, foi um ano muito importante e terei ótimas lembranças.

Confira algumas imagens da trajetória de Fabiano Daitx no comando do Guarani

[GALERIA_620]