Na tarde desta quarta-feira, 6, por volta das 16h a chuva chegou a Venâncio. Com ela, veio granizo e vento, além de estragos no município e região. Vila Deodoro ficou sem energia elétrica depois de uma árvore de grande porte cair na rede de luz e telefone.
O mesmo aconteceu em Monte Belo, que também foi atingida por granizo. Na cidade, o Corpo de Bombeiros registrou apenas uma queda de árvore nas proximidades do estádio Edmundo Feix.
Na região, Mato Leitão também ficou sem energia elétrica.
Calor deve persistir nos próximos dias
A coordenadora do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, Fabiane Gerhard, explica que os modelos apresentam grande variação entre uma rodada e outra, e entre eles. No momento indicam que amanhã, e no sábado, 9, as instabilidades se aproximam da região. Por conta disso, os dias apresentam períodos com sol, alternados por outros de céu encoberto, em que há condições para chuvas isoladas e possíveis temporais. A umidade impulsionada sobre a região pela instabilidade (sistema frontal), combinada com a atmosfera aquecida pela massa de ar quente, favorece a formação de nuvens isoladas de chuva e possíveis temporais. As temperaturas devem se elevar menos do as registradas ontem, porém, o tempo ainda continua quente e abafado nos próximos dias, quando as temperaturas oscilarão entre os 21ºC e os 30°C.
No domingo, 10, os modelos indicam que o sistema frontal consegue avançar sobre a região e aumenta as condições para chuva, deixando o tempo mais fechado. As temperaturas devem variar menos, contudo, ainda ocorre sensação de abafamento em alguns períodos. A mínima será de 20ºC com a máxima de 27°C.
Fabiane salienta que na próxima semana, não há concordância entre os modelos, pois dois indicam que a frente fria, que avança sobre a região no domingo, consegue romper o bloqueio atmosférico e com isso as temperaturas passam a ficar mais agradáveis. E, outros dois, indicam que a frente fria não consegue romper a condição de bloqueio atmosférico, e com isso, o tempo ainda ficaria quente e abafado na próxima semana, porém, menos que nesta semana. “Por conta disso, é preciso aguardar as próximas rodadas dos modelos, a fim de verificar se chegam a um consenso”, observa.