As propostas de revitalizações das praças, Coronel Thomaz Pereira (Praça da Matriz) e Henrique Bender (Praça Evangélica), foram apresentados na noite desta quarta-feira, 11. A comunidade teve a oportunidade de conhecer as iniciativas e opinar sobre as melhorias estudadas para os dois espaços. Nas praças serão construídos espaços para a instalação de lancherias e melhoradas questões de acessibilidade.

Pelos projetos, a manutenção das árvores e plantas estão garantidas, assim como os monumentos já instalados nos dois locais. A previsão é de que as melhorias iniciem ainda no segundo semestre, após avaliação da Caixa Econômica Federal. A previsão é de investir R$ 300 mil na praça Coronel Thomaz Pereira e outros R$ 180 mil destinados à Henrique Bender. Os valores foram garantidos a partir de emenda parlamentar, da deputada Maria do Rosário (PT). Os projetos foram apresentados na noite desta quarta-feira, 11, em audiência pública na Câmara de Vereadores. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão.

Foto: Redrodução/RM / Folha do MateProjetos das novas praças foram apresentados
Projetos das novas praças foram apresentados

PROPOSTAS APRESENTADASOs projetos foram apresentados pela arquiteta responsável, Débora Fanck. Na praça evangélica estão previstas a implantação de rampas de acesso, construção de uma nova pracinha, reforma de banheiros e instalação de espaço para um café. A atual cancha de área será retirada, dando lugar ao playground. Além disso, o projeto contava com uma academia ao ar livre, porém a proposta foi retirada, já que os participantes do encontro votaram de forma contrária a colocação de equipamentos para a prática esportiva. No mesmo sentido, uma pista de skate foi descartada no local. Já para a praça da matriz também está projetado um café, estes espaços serão licitados pela Administração Municipal, para empresários locais que queiram explorar o serviço. Estes também serão responsáveis pela manutenção dos banheiros públicos. Na Coronel Thomaz Pereira também estão previstas mesas de concreto, revitalização do chafariz e a pavimentação dos passeios públicos. Na propostas também constam reformulações na Travessa São Sebastião Mártir, com reformulações no calçamento e fechamento da rua, unificando em um só espaço a praça e escadaria da igreja. Porém, esta etapa da revitalização será realizada em um segundo momento, por conta do orçamento limitado. “Pensamos em projetos que contemplem as áreas de convivência e valorizem os monumentos que já estão nas praças,” destacou Débora durante apresentação.