O 44º Festival de Cinema de Gramado termina na noite deste sábado, 3, com a entrega dos tradicionais Kikitos, para os melhores do cinema brasileiro e latino. A cerimônia inicia às 21h e ocorre no salão nobre do Hotel Master Premium. Durante toda a semana, 50 filmes entre longas e curtas, foram exibidos no telão do Palácio dos Festivais.
Na disputa, estão 13 longas, divididos em títulos nacionais e latinos, escolhidos por um trio de curadores. No totasl, foram 931 produções inscritas. Na disputa pelo cobiçado Kikito dourado, entre os trabalhos brasileiros predominam os dramas e as comédias, em especial. Além disso, ainda tem a biografia ‘Elis’, de Hugo Prata. A obra de ficção é baseada na vida da cantora Elis Regina e protagonizada pela atriz Andreia Horta.
O dramático ‘O Silêncio do Céu’, dirigido por Marco Dutra, aborda a questão da violência doméstica. Traz Carolina Dieckmann no papel de uma mulher vítima de estupro, mas que esconde do marido a agressão. O homem, no entanto, também preserva um segredo, e esse silêncio compromete a vida do casal.
Concorrem ainda ‘O Roubo da Taça’, de Caito Ortiz, cujo pano de fundo é o roubo da Taça Jules Rimet, em 1983, no Rio de Janeiro. ‘El Mate’ de Bruno Kott e ‘Tamo Junto’, de Matheus Souza, também integram a competição.
O veterano Domingos de Oliveira participa da corrida pelo Kikito com ‘Barata Ribeiro, 716. Caio Blat, habitué de Gramado, vive o alterego do cineasta, em uma história sobre a intensa boêmia carioca que termina no golpe de 64.
Sete longas-metragens disputam na categoria latina de Gramado. A Argentina aparece em quatro produções. Há ainda representações de Bolívia, México, Venezuela, França, Cuba, Chile e Uruguai
Filmes concorrentes ao Kikito
Longas-metragens brasileiros- ‘Barata Ribeiro, 716’ (RJ), de Domingos Oliveira- ‘El Mate’ (SP), de Bruno Kott- ‘Elis’ (SP), de Hugo Prata- ‘O Roubo da Taça’ (SP), de Caíto Ortiz- ‘O Silêncio do Céu’, (SP), de Marco Dutra- ‘Tamo Junto’ (RJ), de Matheus Souza
Longas-metragens estrangeiros- ‘Guarani’ (Paraguai/Argentina), de Luis Zorraquín- ‘Campaña Antiargentina’ (Argentina), de Ale Parysow- ‘Carga Sellada’ (Bolívia, México, Venezuela e França), de Julia Vargas- ‘Espejuelos Oscuros’ (Cuba), de Jessica Rodrigues- ‘Esteros’ (Argentina/Brasil), de Papu Curotto- ‘Sin Norte’ (Chile), de Fernando Lavanderos- ‘Las Toninhas Van al Leste’ (Uruguai/Argentina), de Gonzalo Delgado e Verónica Perrotta