Quando eles pensam sobre valorização e melhoria da educação, não se restringem a sonhar, apenas, com reconhecimento salarial. Empatia, respeito e consciência da sociedade sobre o papel dos docentes de transmitir conhecimento, enquanto a família tem o dever de educar, estão entre os desejos citados pelos integrantes do Conselho de Educadores da Folha do Mate.

Questionados sobre os sonhos para avanços na profissão e mais qualidade na educação, os professores, que atuam na rede pública e privada de Venâncio Aires citam, também, questões como a importância da garantia de acesso e permanência das escolas.

“Gostaria que as escolas da zona rural não fossem fechadas. O ensino deve ser investimento e não considerado como prejuízo. Quando uma escola do interior é fechada, aos poucos, esta comunidade vai diminuindo, acontece o êxodo rural e muitas famílias vão para a periferia da cidade, deixando a qualidade de vida que tinham no interior”, observa Jaqueline Inês Chaves. Professora aposentada, ela atualmente dedica-se ao Projeto Juventude Assistida, realizado na escola estadual Crescer, no bairro Coronel Brito.

Para o professor Samuel Hübner, que leciona na penitenciária de Venâncio Aires pelo programa Neeja Mário Quintana e também atua como supervisor escolar na Emef Alfredo Scherer, a sociedade necessita repensar na maneira como a educação é vista no Brasil, tendo a valorização dos professores como um item primordial para avançar. “Acredito que é através de um salário digno e com o reconhecimento do nosso trabalho que ainda um dia poderemos dizer com orgulho: sou professor”, observa.

Estrutura e suporte também foram elencados como primordiais pelos professores. “Atualmente a educação passa por grandes desafios e muitos profissionais da área estão adoecendo. As mudanças da educação perpassam pela valorização dos professores, por melhorias nas condições de trabalho, acesso às tecnologias e pelo firmamento de parcerias buscando o apoio de todos os segmentos da sociedade”, destaca a professora Virgínia Aurora Schuck.

Ela é docente das séries iniciais e da educação especial. Diretor do Colégio Gaspar Silveira Martins, Tiago Becker destaca que muito se fala na importância da educação, mas, “muitas vezes, nos esquecemos que sem o docente ela não existiria.”

“Os professores devem ser respeitados pelos alunos e pelas famílias dos alunos, também devem ter um salário digno para se manter e sustentar a sua família com qualidade de vida.”JAQUELINE INÊS CHAVES

“A maior valorização dos professores será o respeito e o amor um com o outro, colocando-se no lugar do outro. Como diz Cora Coralina: ‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’.”PATRÍCIA ALEXANDRA DA SILVA

“A função do professor é primordial, e é fundamental que se compreenda os desafios da carreira, dando suporte e valorizando o trabalho docente.”ELIDIANA MARIA BUSOLI

“Acredito que a educação precisa, com urgência ser vista como a principal ferramenta para a nossa transformação social. É através dela que podemos transformar a nossa realidade e acreditar em um futuro promissor.”

SAMUEL HÜBNER

“O dia do professor nos remete a refletir a respeito da papel que esse profissional exerce na formação da pessoa e, consequentemente, numa sociedade mais justa e digna.”TIAGO BECKER

“Sonho com uma escola moderna, inovadora, com profissionais comprometidos, motivados e valorizados.”

VIRGÍNIA AURORA SCHUCK

“Só a educação pode mudar um país. Então , Adiante Professor. Vamos acreditar e fazer a diferença.”

MARILI SCHONARTH

“Professores inspiram seus alunos a pensar por si, a aprender…deixando uma marca para a vida inteira.”KARLA NAUE