Faz 27 anos que no dia de hoje, 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock. A escolha desta data não foi em vão. No ano de 1985, o vocalista da banda Boomtown Rats, Bob Geldof, organizou um mega show, o ‘Live Aid’, para arrecadar fundos e contribuir para o combate a miséria e a fome na áfrica. O evento contou com a participação de grandes nomes do rock e do pop mundial como Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Elvis Costello, Black Sabbath, U2, Dire Straits, David Bowie, Madonna, Eric Clapton, Led Zeppelin, Rolling Stones, Queen, Beach Boys, entre outros.
Rock and Roll – ou, abreviadamente, Rock n’ roll – é um gênero de música que emergiu como ‘atitude’ musical no sul dos Estados Unidos, durante a década de 50. E, rapidamente, se espalhou pelo mundo. O Rock n’ roll tem suas raízes na música negra americana, em especial no Blues. Rotulado pelos mais conservadores de ‘música do diabo’, o rock precisou que um jovem branco, de voz potente e cheio de suingue o tirasse dos guetos. Elvis Presley, considerado por muitos como o Rei do Rock, tornou esse estilo irresistível para gerações inteiras.
Na década de 60, o grupo inglês The Beatles estourou no mundo inteiro. Já nos anos 70, o rock atingiu um público maior, do qual surgiram as bandas lendárias como Black Sabbath, Pink Floyd, Led Zeppelin. Já os anos 80 ficaram marcados pelo estilo Pop Rock e New Wave, com The Cure, Bon Jovi, The Clash, e The Police. No Brasil, as bandas dessa época fazem sucesso até hoje, como os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Ira.
Nos anos 90, uma banda em especial faz o mundo reviver a magia e o veneno da ‘música do diabo’: Nirvana. Mas foi por pouco tempo. O vocalista, Kurt Cobain, morreu aos 27 anos, mesma idade em que morreram Jimi Hendrix e Jim Morrison. Outras bandas marcantes foram o Pearl Jam e o Guns n’ Roses.
Atualmente, o rock convive com muitos estilos e influências. Houve fusão com praticamente todos os ritmos existentes, até mesmo com o samba, ao suíngue de Jorge Ben Jor. E muitos outros instrumentos musicais se juntaram às guitarras, baixos e baterias. Elementos eletrônicos também são muito utilizados e várias releituras são feitas, mas as características que identificam o rock são eternas.