Acompanhando o Rio Grande do Sul, Venâncio Aires dedicará o dia 28 de outubro para os produtores de tabaco. Na segunda-feira, 10, a Câmara de Vereadores aprovou projeto do vereador Celso Krämer (PTB), que cria o Dia Municipal do Produtor de Tabaco.

A proposta inicial do parlamentar era comemorar a data no dia 11 de maio, dia do aniversário de Venâncio e que a partir deste ano deixou de ser feriado, devido à troca pelo dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista. No entanto, seguindo orientação dos colegas vereadores, Krämer resolveu trocar a data prevista na proposição, seguindo o mesmo dia definido para homenagear a classe em nível estadual.

Segundo o petebista, a data servirá para destacar a atuação dos produtores que tanto contribuem para o progresso e a economia do município. Destacou que apesar dos rumores em torno da produção, Venâncio sempre esteve à frente dos eventos e negociações levantando a bandeira da fumicultura. “Não dá para ver Venâncio sem a produção de tabaco”, frisou.

Vereador líder do PDT, Jarbas da Rosa sugeriu que a Festa Municipal do Fumo, que elege o Fumicultor Modelo, seja transferida para o mês de outubro, para abranger a data. Geralmente é promovida no mês de abril. Neste ano as comemorações chegaram à 17ª edição e anualmente ocorre em forma de rodízio nas localidades de Linha Tangerinas, Linha Bem Feita, Linha Hansel e Linha Sapé.