O dia de desta segunda-feira, 2 de novembro, é de homenagens e visitas à cemitérios de Venâncio, assim como de todo país, por ocasião do Dia de Finados. Orações, reflexões e flores, que coloriram os inúmeros túmulos, capelas e jazigos; ganharam espaço em meio as rotinas das pessoas. Foram minutos e horas de demonstrações, de carinho e saudade prestadas aos ente queridos.
Pela manhã, no cemitério Parque Jardim Bela Vista, da Organização Kist, inúmeras pessoas acompanharam ama celebração realizada em conjunto pelo padre Marcelo Carlesso, da Paróquia São Sebastião Mártir e a pastora Rosângela Beatriz Hünemeier, da Igreja de Confissão Luterana no Brasil.
Durante todo o dia, a movimentação de visitantes foi intensa no local. Entre eles esteve a calçadista Elisandra Sulzbacher Rodrigues, que, ao lado do marido, filho e sogra, aproveitou a folga para visitar o túmulo do pai. Apesar de falecido há 13 anos, Elisandra ressalta que sempre que pode vai ao local para prestar suas homenagens. “é um dia nostálgico, especial. Aproveito para limpar a lápide e colocar flores novas.”
Esta foi a forma encontrada também pela Janete de Lima e sua filha Marjana dos Santos, que estiveram pela manhã no cemitério municipal, onde visitaram túmulos de familiares e fizeram a troca de flores velhas por novas.
A venâncio-airense Therezinha Schmidt, que atualmente mora em Porto Alegre, veio à Capital do Chimarrão com o filho e a sobrinha para visitar familiares na cidade e também no cemitério, onde estão sepultados seus pais e um irmão. “Quando posso venho para trazer flores e rezar por eles.”
Pedro Moreira e a esposa Osmilda foram ao cemitério municipal, onde acenderam uma vela e oraram pelos dois sobrinhos falecidos há cerca de 10 anos.