Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em todo o Brasil, 7,4 milhões de pessoas se deslocam aos municípios vizinhos para trabalhar ou estudar. A pesquisa foi baseada no Censo de 2010, sobre concentrações urbanas e arranjos populacionais. Mais da metade da população brasileira (55,9%) morava em municípios que formavam os arranjos populacionais, que são os agrupamentos de uma ou mais cidades. Ao todo, havia 938 municípios, formando 294 arranjos.

Segundo o estudo, Venâncio Aires e Mato Leitão fazem parte de um grupo. Nele, a Capital do Chimarrão é o núcleo. Os dois municípios, em 2010, totalizavam 69.811 habitantes. De acordo com a pesquisa, 38.608 pessoas não saiam dos municípios para trabalhar ou estudar. Apenas 738 se deslocavam para fora do arranjo e voltavam para suas residências após o expediente ou turno escolar.

Não há estimativa de quantas pessoas de outros municípios vêm para Venâncio Aires em busca de oportunidade. No entanto, sabe-se que as indústrias situadas na cidade são um atrativo para os trabalhadores, como é o caso de Dalva de Lima, 28. Ela, mãe de duas meninas, viaja todos os dias de Candelária a Venâncio para trabalhar em uma fumageira. As 1h30min de trajeto não a incomoda, afinal, ela precisa do emprego. “Estava há um mês procurando trabalho, mas na minha cidade não tive oportunidade, então vim para cá e estou gostando de trabalhar aqui.”