Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateDevido à chuva que quase não deu trégua nos últimos dias, a lavanderia de Rossi acumulou algumas roupas
Devido à chuva que quase não deu trégua nos últimos dias, a lavanderia de Rossi acumulou algumas roupas

Em quase todos os lugares, impossível não ouvir algum comentário sobre o tempo, ainda mais com a chuva dos últimos dias que deu pouca trégua. Quem ainda não ouviu alguém falar: “E essa chuva, quando que vai parar?”, ou ainda: “Meu Deus, chega de chuva, não aguento mais”? Um estudo com cerca de 500 adolescentes e suas mães, comprovou que o pobre coitado do tempo influencia no humor da maioria das pessoas.

“A roupa não seca, tudo fica úmido. Nesses últimos dias caiu muita água”, foi uma das primeiras observações de Rossi Beatriz Weizenmann, 54 anos, sócia-proprietária de uma loja de produtos naturais. Ela não nega que a grande maioria dos clientes entra no local com uma pitada de mau humor. Um dos primeiros comentários consiste em uma reclamação sobre a constante chuva. Rossi, por exemplo, diz que até ela tem a autoestima um pouco abalada: “Eu tento evitar ficar mal humorada, mas claro que 100% não é possível.”

Os principais relatos que escuta no trabalho, vêm de pessoas que não gostam de usar guarda-chuva, se irritam com a umidade, com a roupa que não seca e com o dia sem sol. “Tudo isso incomoda, mas não é legal reclamar tanto. A roupa molha, mas dá para levar alguma outra reserva para onde a pessoa for”, aconselha.

A sócia-proprietária também tem as mesmas dificuldades em casa. A lavanderia também ficou com pilhas de roupas para lavar. Assim que o sol deu um pouco as caras na tarde de ontem, aproveitou para estender no varal algumas peças que há alguns dias estavam à espera para serem lavadas: “Não deixo acumular roupas, procuro lavar logo, mas, realmente, com tanta chuva que deu nos últimos dias, algumas ficaram no balde”, conta.

INTERFERêNCIAMas não é apenas a rotina dentro de casa que é afetada pelo tempo, as vendas também. Ela relata que a comercialização dos produtos reduz 50%: “As vendas diminuem, porque parece que as pessoas esperam ter sol para poderem fazer alguma coisa.” Embora esse seja um dificultador no mercado de trabalho, Rossi não se importa de caminhar com um guarda-chuva para onde for preciso. A chuva também não interfere em passeios, pois não tem o hábito de fazer viagens. Mas há um porém: “Não costumo viajar. Gosto de ficar em casa. Acontece que gosto de estar no pátio e no lado de fora, e quando chove, não posso fazer isso, o que é muito ruim.”

Na opinião dela, as pessoas, nos dias ensolarados, são mais ativas, postam nas redes sociais sobre o dia e transparecem mais alegria. “Percebo isso claramente na loja, as pessoas chegam mais felizes, não reclamam sobre a temperatura, sobre a chuva, o que é bem melhor”, comenta.

DICAVer o lado bom das coisas. é essa a dica dada pela sócia-proprietária. Uma sugestão válida em muitos momentos, até mesmo em dias chuvosos. Ainda destaca: “Costumo dizer para quem chega na loja, que a chuva vai parar, porque afinal, nada é eterno.”

Sol e chuva devem se revezar nos próximos dias

Sol, chuva, sol e chuva. Assim andam as previsões de São Pedro, sem saber, nem mesmo ele, o que fazer. Para a alegria, o sol aparece em alguns momentos hoje, amanhã e domingo, mas divide espaço com as pancadas de chuva. Segundo informações do Centro de Informações Hidrometeorológica (CIH) da Univates, a mínima para hoje é de 16ºC e a máxima de 22ºC. A mínima na umidade do ar é de 85% e a máxima de 100%. 

Apesar das chuvas continuarem, o coordenador da Defesa Civil, Paulo Landim, afirma que a situação está instalável no Rio Taquari e no Arroio Castelhano. “Pois com as tréguas nas chuvas é possível que o nível do Rio e do Castelho estabilize, sempre”, afirma. Apesar de no último domingo, 20, algumas famílias precisarem ser retiradas das casas em Vila Mariante, isso não deve voltar a ocorrer. Segundo ele, a preocupação com o nível está relacionada, também, com a quantidade de chuva registrada nas cabeceiras do Rio Taquari.

TEMPERATURASAmanhã: Mínima de 15ºCMáxima de 21ºC

DomingoMínima de 15ºCMáxima de 21ºC