O grupo de danças folclóricas alemãs Die Schwalben realiza no próximo sábado, 16, a 12ª edição de seu Festival Folclórico de Cultura Alemã. O evento acontece no ginásio Luizão, em Vila Santa Emília, com a expectativa da presença de 25 grupos de dança e cerca de 500 dançarinos. Conforme o presidente do Die Schwalben, Jair Becker, o grupo acredita que mais de mil pessoas estarão presentes para acompanhar o evento, que acontece de dois em dois anos e é dedicado à preservação da cultura típica germânica na Capital Nacional do Chimarrão.

Segundo o presidente, é aguardada para o Festival a presença de representantes de municípios como Restinga Seca, Marques de Souza, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Teutônia, Vale do Sol e Lajeado. Para este ano, o evento busca um formato mais dinâmico: desta vez, as apresentações dos dançarinos ocorrerão de forma intermitente durante o jantar, que será servido entre 19h30min e 22h, garantindo que a pista esteja sempre ocupada pelos grupos.

Na última semana, Becker oficializou o convite para participar do evento ao prefeito Airton Artus, agradecendo o apoio da Administração Municipal às atividades do Die Schwalben. Fundado em 1984, o grupo foi reconhecido no último ano como patrimônio imaterial de Venâncio Aires. No início deste ano, o Die Schwalben recebeu a autorização para captar recursos, através da Lei Rouanet, para uma turnê pela Alemanha, em projeto viabilizado com o auxílio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo.