O grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben foi reconhecido na noite desta segunda-feira, 24, como Patrimônio Cultural de Venâncio Aires. O reconhecimento foi dado a partir de projeto de lei, aprovado de forma unânime no Legislativo Municipal de Venâncio Aires.
Com o título, a entidade garantirá maior apoio para projetos culturais, que dependem de recursos federais e estaduais, especialmente a partir de captações por leis de incentivo. Uma das iniciativas que serão trabalhadas pelo grupo a partir de agora é de buscar recursos para turnê na Alemanha, além de construir uma sede própria.
Em 2012, a entidade já teve aprovado junto Lei de Incentivo à Cultura Estadual (LIC) com o patrocínio da Madeireira Haas, a compra de roupas e equipamentos, além de financiar viagens para apresentações.
Com 30 anos de história o grupo soma mais de 900 apresentações, para o presidente, Jair Becker, o momento é um marco, já que possibilitará novas conquistas. “Estamos dando mais um passo e vamos buscar garantir incentivos para novas apresentações e melhorias necessárias. Este reconhecimento vai facilitar os processos burocráticos, objetivando agilizar a aprovação dos recursos,” explica.