Reeleita, a presidenta Dilma Rousseff fez um pronunciamento agradecento os votos que contabilizaram 51,45%. A presidenta abriu o pronunciamento de vitória saudando o ex-presidente Lula e falou diretamente com o público: “Vou pedir um pouquinho de silêncio porque minha voz se foi. Estou usando um restinho de voz”​.

“Chegamos ao final de uma disputa eleitoral que mobilizou intensamente todas as forças do nosso país. Como vencedora, eu tenho simultaneamente palavras de agradecimento e de conclamação”, diz Dilma em pronunciamento após sua reeleição.

A presidenta fala sobre a situação política de opiniões divergentes. “Eu não acredito que as eleições tenham dividido o país ao meio”.

Dilma disse que quer ser “uma presidenta muito melhor do que fui até agora, (…) uma pessoa ainda melhor do que tenho me esforçado para ser. Esse sentimento de superação deve não apenas impulsionar o governo e a minha pessoa, mas toda a nação”.

“Entre as reformas, a primeira e mais importante deve ser a reforma política. Meu compromisso, como ficou claro durante toda a campanha, é deflagrar esta reforma”, afirmou Dilma. A presidente também reiterou que irá combater a corrupção em seu segundo governo, “fortalecendo as instituições de controle e propondo mudanças na legislação atual pra acabar com a impunidade”

Na fase final de seu discurso, Dilma disse que irá impulsionar a atividade econômica “em todos os setores, em especial ao setor industrial”, e concluiu falando sobre sua responsabilidade como presidente. “Hoje estou muito mais forte, mais serena e mais madura para a tarefa que vocês me delegaram. Brasil, mais uma vez essa filha sua não fugirá da luta. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro”