Diocese de Santa Cruz promove o encontro de sementes crioulas

-

Chamar atenção da sociedade para as sementes e o problema da fome mundial. é o objetivo que a Diocese de Santa Cruz do Sul promove nesta quarta-feira, 27, o 14º Encontro de Sementes Crioulas.

O evento é uma organização da Comissão Pastoral da Terra da Diocese e do Estado (CPT), Ação Social da Diocese de Santa Cruz do Sul (ASDISC), e Cáritas/RS. Conta com o apoio da Articulação da Agroecologia do Vale do Rio Pardo, (AAVRP) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), com patrocínio do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

As sementes crioulas sãos a base da produção de alimentos do planeta. A partir delas, observa o engenheiro agrônomo Maurício Queiroz, e um dos organizadores do encontro, é possível produzir comida, verdadeiramente comida. “Acontece que estas sementes crioulas estão num drástico processo de extinção há décadas, da mesma forma que estão sofrendo um processo de extinção e exclusão terrível os camponeses que são os verdadeiros proprietários e guardiões destas sementes”, frisa. Queiroz chama atenção que as sementes crioulas correm o risco de desaparecer se forem extintos os agricultores familiares. “Se isto vier a ocorrer, adeus possibilidades de termos alimentos próximos de nós e de qualidade.”

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 26/08/2014.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido