Depois de quase um ano e meio de planejamento e pesquisas um projeto inovador na área da piscicultura está saindo no papel em Santo Antônio, interior de Mato Leitão. A criação de tilápias num sistema intensivo (tanques instalados numa estufa) é a proposta das empreendedoras Patrícia Stolben e Dirce Stumm.

Foto: Renê Ruppenthal / Folha do MateNa estufa serão instalados dez tanques para engorda dos peixes
Na estufa serão instalados dez tanques para engorda dos peixes

A implantação do projeto é acompanhada em todos os detalhes por Derli Stumm, marido de Dirce. Ele explica que o sistema, oriundo de Israel (Oriente Médio), já é adotado com muito sucesso em outros Estados brasileiros, especialmente no Nordeste. “Residimos por quatro anos no interior paulista e percebemos que a atividade é viável. Agora que retornamos ao Sul, resolvemos implantar esse projeto aqui em Mato Leitão. Estudamos e buscamos muitas informações sobre o assunto”, comentou.

As obras, com apoio da Prefeitura (serviços de máquinas), devem ser concluídas nos próximos dias com expectativa do início da produção ainda neste mês. A estrutura foi

Foto: Renê Ruppenthal / Folha do MateProposta é criar tilápias em seis meses até o peso de 700 gramas
Proposta é criar tilápias em seis meses até o peso de 700 gramas

cuidadosamente montada para aproveitamento dos recursos naturais (água de nascentes), garantindo a produção de um peixe com grande qualidade. Cada tanque (10 no total) terá 1 metro de altura e 3,70 de diâmetro, sendo que todo o processo é controlado, inclusive a temperatura da água (entre 18 e 24 graus).

Derli explica que a meta é produzir duas safras de tilápias por ano. “Começa com alevino e, após seis meses, o peixe vai pesar 700 gramas. Toda a produção será vendida para frigoríficos especializados. Cerca de 60% do peixe consumido pelos gaúchos vem de outros Estados. Tem muito mercado para o nosso peixe”, disse.