Desde 2011, instalada no bairro Aviação, a sede da Organização Não Governamental (ONG) Alphorria tem como objetivo trabalhar a diversidade. Oficinas de culinária, beleza, música e de capoeira em parceria com o Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul) fazem parte da rotina diária da entidade.O coral que apresenta música gospel teve a sua primeira formação e agora está com novo integrantes. Uns permanecem desde o surgimento. Conforme explica uma das diretoras Ana Lúcia Landim, a Alphorria trabalha a cultura negra o ano inteiro por meio dessas atividades, mas abre as portas para a diversidade e para todos aqueles que simpatizam com a ideia da ONG. “Trabalhamos para o combate ao racismo, mas também para aqueles que abraçam a nossa ideia. é gratificante, pois as pessoas entendem o nosso propósito.”
De acordo com Ana Lúcia, trabalhar com oficinas, principalmente, aquelas da área educativa como a capoeira, são propósitos principais da Alphorria. Dar aprendizado e possibilitar o desenvolvimento de habilidades tanto para crianças e adultos fazem parte das metas.
A entidade foi criada em outubro de 2011. A sede provisória fica na rua Barão do Triunfo, 212, no bairro Aviação. O presidente é Pedro Landim. Conforme Ana Lúcia, a ideia de criação da entidade já era um pensamento antigo. Ana Lúcia ressalta que a ONG necessita de parcerias. Ela solicita apoio de empresas e das pessoas. Doações e contatos podem ser feitos pelos telefones 3741-2731 ou 96780023. Profissionais de diferentes áreas que desejam trabalhar como voluntários também podem procurar a entidade. Entre as metas da entidade estão: a construção de uma biblioteca, do Museu do Negro, da Casa de Cultura Afro, um anfi-teatro, um pavilhão multiuso e um curso pré-vestibular para estudantes negros. A construção da sede própria também é almejada. Na última semana, em virtude do dia da Consciência Negra, a ONG levou discussões sobre o negro contemporâneo para a Câmara de Vereadores e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Recebemos todos aqueles que queriam caminhar com a gente. A mudança começa em pequenos detalhes.”