Com informações de Janine Niedermeyer.

Os caminhos da diversificação, amplamente trabalhados no campo, também são percorridos pelo setor industrial de Venâncio Aires. A nova direção pode ser percebida com a diminuição da concentração do Valor Adicionado Fiscal (VAF) entre as 10 maiores empresas. Em 2008, 73,38% do VAF estava nas mãos do top 10 do ranking. Hoje, está em 51%.

Os outros 22,38% foram distribuídos entre as demais 90 empresas que compõem a listagem divulgada anualmente pela revista Perfil Socioeconômico, publicada pela Folha do Mate em parceria com a Administração Municipal. A pulverização aponta que mais empresas cresceram e, dessa forma, contribuíram para o índice descentralizando a força no setor secundário.

Isso é bom para o município pois em termos de emprego elas passam a ser importantes também e o município não fica tão dependente do setor fumageiro

Sílvio Arend, economista

Ele considera o crescimento importante e ao mesmo tempo grande se comparado com as indústrias de tabaco. “O setor fumageiro vai se mantendo e o conjunto das outras empresas não vai mudando muito de posição, mantendo o percentual. Significa que elas estão crescendo muito mais do que o setor fumageiro porque o volume agregado às fumageiras é muito grande. Ou seja, para manter o percentual as outras empresas elas têm que crescer mais do que estão crescendo as empresas do setor fumageiro, por conta da diferença de tamanho.”

Para a presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) Fabiana Bergamaschi, a diversificação demonstra que o município vem conseguindo desenvolver-se, mesmo em um quadro global desfavorável.

Sentido inverso

Em tempos em que a indústria pouco cresce, o movimento de Venâncio nos últimos seis anos é considerado inverso ao geral pelo prefeito Airton Artus. No que lhe compete, acredita que todas as políticas públicas locais visam facilitar a vida do empreendedor. “Eu acredito que temos conseguido essa harmonia pois mesmo quando não se pode dar um auxílio direto, a administração auxilia na questão de licenciamentos, financiamentos e diretamente com áreas e recursos financeiros”.

Para ele, os objetivos estão sendo alcançados. “O fato de as empresas maiores continuarem crescendo mas o seu percentual relativo diminuir é um excelente sinal porque a economia mesmo em franco desenvolvimento experimenta diversificação com setores emergentes”, conclui.