A crise financeira que assola o governo do Estado atinge intensamente os municípios. A prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, salienta que em levantamento realizado pela equipe financeira foi apurado que, somente na Saúde, o Município deixou de receber R$ 210.964,03, referente ao período de 2014/15. Também ocorreram perdas nas áreas da Assistência Social e Educação, atingindo dessa forma o transporte e a alimentação escolar. Este impacto negativo na receita municipal poderá afetar também os serviços essenciais. “A vida acontece no município onde as pessoas viveme temsuas necessidades”, destaca a prefeita.
A Administração enfrenta diariamente o desafio de garantir o suprimento de recursos para que a populaçãonão sofra. Atualmente ocorre o remanejo de recursos livres o que afeta especialmente as secretarias da Agricultura e Obras. “Nossa população poderá sentir os efeitos na conservação de estradas, serviços nas propriedades, calendário de eventos e também nos novos investimentos. Já estamos comprometidos com várias obras públicas, além de prestar apoio a investimentos junto às empresas e produtores rurais, respectivamente aprovados pela Comissão do Emprego e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder)”, afirmou.
Carmen Goerck e o vice Sérgio Machado estudam alternativas para enfrentar a crise. No entanto, ambos não demonstram otimismo, pois os gestores municipais são impotentes diante da crise estadual e nacional.