O Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires irá aderir a paralisação, juntamente com outros órgãos federais, que ocorre hoje em defesa da educação pública. Em Venâncio, a mobilização terá a participação de docentes, alunos e familiares em uma PROGRAMAÇÃO que ocorre a partir das 9h30min.
Segundo a coordenadora de estágios do campus Venâncio, Ruti Oliveira, a mobilização teve apoio de grande parte dos professores, alunos e familiares. “Nos reunimos na última semana com os pais e, também, com os alunos para falar sobre a mobilização e todos foram a favor”, relata. As atividades foram planejadas em conjunto pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef).
De acordo com ela, durante o dia não haverá aula no campus, pois as atividades serão concentradas em uma extensa PROGRAMAÇÃO que inicia com caminhada. A concentração para a marcha ocorre às 9h30min na esquina das ruas Conde D’Eu com a Osvaldo Aranha. O ato seguirá pela rua principal até a Travessa São Sebastião Mártir, onde os alunos irão realizar manifestações culturais, além de em aulas-públicas tratando com temas como a democracia e, também, sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 que tramita na Câmara dos Deputados e, entre as ações propostas, está a que prevê a reforma do regime jurídico de todos os servidores públicos; congelamento de salários e fim das licenças prêmio, sabática e os quinquênios.
Ruti explica que no local também será instalada uma tribuna livre para que ocorram manifestações durante o ato. A paralisação irá mobilizar, também, os alunos para uma ação solidária, onde será recolhido alimento não perecível. Haverá mateada e distribuição de uma carta aberta à comunidade venâncio-airense.