É em sacolinhas plásticas e de papel de cor branca que estão as roupas que Manoela Carvalho irá doar na Campanha do Agasalho que inicia neste sábado, a partir das 13h30min, quando percorrerá os bairros Morsch e União neste primeiro roteiro. Ao todo, serão quatro por bairros da cidade.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateManoela já deixou reservado suas doações para a Campanha
Manoela já deixou reservado suas doações para a Campanha

Entre as peças estão blusas, calças e lenços, que irão deixar o inverno do próximo mais quentinho. A campanha é uma tradição do Gabinete da Primeira-Dama e beneficia famílias carentes de Venâncio Aires.

Praticar a lei do desapego é muito bom, tanto para quem doa, quanto para quem recebe

“Saber que aquela roupa que estava sobrando no meu roupeiro vai aquecer o inverno de alguém é gratificante”, afirma a relações públicas, que criou o hábito de ajudar o próximo dentro de casa, com sua família, que anualmente dedica parte do tempo para separar peças e doar. “Não me recordo de nenhum ano que isso não tenha acontecido”, comenta.

O costume consolidado da família, segundo Manoela, é anual. Afinal, como seu guarda-roupas não é muito grande, ela e a mãe trocam as roupas do armário adequando de acordo com o clima que está por vir, “ali por outubro pegamos as roupas de verão e em abril já puxamos os casacos”, explica. Quando essas mudanças ocorrem, a jovem de 26 anos costuma deixar separado o que lembra que não utilizou na estação anterior ou não que não serve mais. 

Além da Campanha do Agasalho, Manoela conta que os pais costumam ajudar entidades como a Apae. “Em virtude disso, ao longo do ano, sempre que vejo que alguma peça está “’sobrando no armário’, já deixo de lado para que possa ser repassada a quem precisa”, afirma.

Para mim, ajudar ao próximo me faz muito feliz

Segundo Manoela, neste ano, a campanha está sendo ainda mais motivadora para ela. Pois a Caciva [local onde trabalha] está trabalhando junto com o Gabinete da Primeira-Dama, incentivando as empresas a participarem. Ver a união do comércio local para também ajudar ao próximo está sendo muito gratificante. Espero que muitas pessoas ajudem na campanha, pois todos temos algo que não usamos mais e guardamos pensando que talvez ‘um dia vamos usar’”, comenta.

CampanhaA campanha que irá realizar a entrega das doações no dia 25 de junho em uma ação no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Além do recolhimento realizado por voluntários, os estabelecimentos comerciais do município também etão recebendo doações.

Roteiros

Primeiro recolhimento, neste sábado:Ruas: Sete de Setembro, Antônio Carlos, Getúlio Vargas, Silveira Martins, Pedro Grunhauser e Fernando About.

Sábado, dia 13:Bairro Santa TeclaRuas: 11 de maio, Renato Vicente Borges, Soly F. De Oliveira, Francisco da C. Guterres e Antuno G. De Carvalho

Sábado, dia 20:Bairro Cidade AltaRuas: Júlio de Castilhos, Visconde do Rio Branco, 1º de Março, Félix da Cunha, Duque de Caxias, Emiliano de Macedo e Henrique Villa Nova

Sábado, dia 27:Bairro Cidade Nova e XangiláRuas: Henrique Vila Nova, Herval Mitim, Emiliano de Macedo, Rua dos Expedicionários, Júlio de Castilhos, Ruberti Filho, José Benedito Fischer e Pedro Abott Romero.