Nas pistas e nos palcos, o domingo, 22, será decisivo para 40 grupos de danças tradicionais e demais modalidades individuais, de pares, de conjunto e de grupos, que disputam as vagas de campeões do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart). Nos dez palcos, no Parque da Oktoberfest,em Santa Cruz do Sul, desde a sexta-feira, 20, mais de 600 apresentações contemplaram o público, na 30ª edição do evento.
Venâncio Aires, está no páreo final com Evelyn Luisa Mânica, do CTG Chaleira Preta que garantiu a vaga na modalidade intérprete solista vocal à final, para este domingo. A entidade também busca a finalíssima com os concorrentes Felipe Fengler Hickmann e Henrique Malikovski, na modalidade Violão.
Entre os passaportes garantidos um está com o casal Luís Fernando Bruxel e Mônica Wermeyer. Eles que representam o CTG Porteira dos Pampas de Teutônia, da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), coordenada pelo venâncio-airense Dalmo Mayer, têm motivo especial para comemorar: Mônica está com 33 semanas de gestação do Eduardo Joaquim. Concorrentes neste domingo, em danças gaúchas de salão, o casal está otimista à vaga entre os campeões. Ainda da Região o CTG Tropilha Farrapa de Lajeado, na modalidade Trova Campeira – Mi Maior de Gavetão e Estilo Gildo de Freitas, voltará ao palco com Miguel Queiros da Cunha.
A tarde do sábado, também, teve um destaque especial com a 16ª Mostra Artística-Cultural, onde as regiões tradicionalistas, através de seus departamentos culturais, apresentaram a história do Rio Grande do Sul, por meio de teatro, música e exposição. Da 24ª RT, jovens encenaram a ‘Tomada de Porto Alegre. Coordenados por Ana Cristina Finke e Mariele Ferreira, o grupo integrado por prendas e peões regionais e de entidades, por meio de pesquisa, retrataram as lutas e a trajetória da história que entrou para as páginas da Revolução Farroupilha.
Ao todo 24 apresentações foram aplaudidas pelo público que lotou o pavilhão, destinado à atividade. Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Carlos Savaris (MTG), elogiou a qualidade da Mostra e destacou a importância do envolvimento dos departamentos culturais, avaliando o momento como muito positivo para o enriquecimento cultural da juventude gaúcha.