Você conhece os pontos turísticos da Capital do Chimarrão? Quais indicaria para outra pessoa? Com o intuito de entender quais os pontos que os venâncio-airenses indicariam a um visitante, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo agendou uma intervenção urbana com os Doutores P para o dia 2 de março, Dia Nacional do Turismo.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateCoordenadora do Turismo, Angélica Diefenthaler, e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti
Coordenadora do Turismo, Angélica Diefenthaler, e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti

A intenção, de acordo com o secretário Nelsoir Battisti e a coordenadora de Turismo, Angélica Diefenthaler, é promover uma pesquisa a partir de uma ‘brincadeira’ envolvendo o grupo de palhaços mais animado do município. Primeiro, os Doutores P irão interpretar turistas que estão visitando o município e buscar saber da população os pontos turísticos que indicam para conhecer. “Queremos saber quais os pontos turísticos a comunidade irá indicar, ver o que elas sabem e se também conhecem”, explicam.

A intenção é que a ação ocorra na rua Osvaldo Aranha, na área central, das 10h até as 12h. A pesquisa irá proporcionar um levantamento dos pontos mais lembrados de Venâncio Aires e ainda ajudará a pasta a realizar um serviço envolvendo o turismo.

Reunião sobre o turismo no dia 2O Dia Nacional do Turismo deve ser mesmo movimentado para a pasta no município. Afinal, além da intervenção, está agendada uma reunião para o dia 2, a partir das 19h, na Sala de Reuniões da Prefeitura. O objetivo, de acordo com Angélica, é abrir as portas’ para a comunidade, setores e pessoas ligadas ao turismo para discutir o setor.

A discussão deve colocar em debate a instalação do Conselho do Turismo, trabalho começado pelo ex-secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, em 2016. Segundo Nelsoir Battisti, a intenção é diminuir de 20 para 12 o número de membros, mais os suplentes. Porém, a pasta ainda não sabe de que forma as entidades e pessoas envolvidas serão convocadas, existindo duas possibilidades: Edital ou Chamada Setorial. “Queremos reunir os parceiros que vão ajudar a fomentar o turismo e torná-lo um fórum permanente”, diz a coordenadora de Turismo.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.