Com o aval das comunidades escolares, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) decidiu pelo cessamento das atividades da Escola Avaí, de Linha Andréas, e da Escola de Linha Bem Feita, cuja localidade tem o mesmo nome da instituição de ensino.
Segundo o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a decisão leva em consideração o baixo número de alunos de ambas as escolas.
No caso da Escola Avaí, cita que a projeção para o próximo ano letivo era de em torno de nove alunos, que serão encaminhados para a Escola Helena Bohn ou a Jubal Junqueira. Já no caso da Escola de Linha Bem Feita, seriam entre nove e 12 alunos, que serão atendidos junto à Escola Wolfram Metzler.
De acordo com o coordenador, também pesou na decisão pelo cessamento a aposentadoria da diretora da Escola de Linha Bem Feita e a renúncia ao cargo da diretora da Escola Avaí. Para ambas as instituições de ensino, cita que não houve interessados em assumir a função.
“Os alunos estão saindo de escolas de ensino fundamental incompleto e estão indo para escolas que têm, inclusive, ensino médio. Vão poder concluir os estudos sem precisar trocar de escola”, destaca.
Moura ressalta que a decisão pelo cessamento foi tomada na semana passada e se deu após a realização de reuniões com as comunidades escolares. Além das escolas Avaí e de Linha Bem Feita, houve encontros para discutir o cessamento da Escola Arthur Mylius, de Linha Picada Nova, e da Escola 25 de Julho, localizada em Linha Alto Sampaio, mas ressalta que a tendência é que ambas permaneçam em funcionamento neste ano letivo.
Em Venâncio Aires, este ano, já são quatro as instituições de ensino com as atividades cessadas. Além das duas escolas estaduais, 2016 marca O encerramento das atividades de duas escolas municipais: a Alcebíades Moreira, de Linha Alto Paredão, e a Emef General Osório, de Linha Travessa.